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Inadimplência em Uberaba tem queda de 4,52%, segundo o SPC

Em Uberaba, segundo o SPC, o índice foi de queda de 4,52 por cento na inadimplência, incluindo os registros de cheques sem fundo

Thassiana Macedo
Publicado em 17/12/2014 às 23:06Atualizado em 17/12/2022 às 02:12
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A inadimplência do consumidor brasileiro caiu 1,2% em novembro ante outubro, segundo levantamento divulgado pela Serasa Experian. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 10,9%. No acumulado de janeiro a novembro deste ano ante o mesmo período de 2013, o índice fechou com elevação de 5,6%. Em Uberaba, segundo o SPC, o índice foi de queda de 4,52% na inadimplência, incluindo os registros de cheque sem fundo.

O presidente da CDL, Miguel Faria, avalia o resultado como bastante positivo para o comércio uberabense. “Temos vários fatores que contribuíram para essa redução no número de devedores nos primeiros nove meses do ano. O consumo este ano, se comparado ao movimento de 2013, foi menor em razão dos eventos ocorridos este ano, como Copa do Mundo e eleições. A economia deu uma esfriada e com isso, automaticamente, a inadimplência também esfriou. Em consequência da inflação e dos altos juros, a população brasileira percebeu os riscos e deixou de comprar a longo prazo”, explica.

Segundo dados do indicador mensal calculado pelo SPC Uberaba, as consultas para vendas a prazo, que sinalizam o ritmo de atividade no comércio, ficaram estáveis de janeiro a novembro, diante do mesmo período do ano passado. Para o dirigente lojista, a liberação de recurso substancial com a primeira parcela do décimo terceiro salário, nos últimos dias, foi direcionado ao pagamento de dívidas, impedindo o crescimento da inadimplência.

Para Miguel Faria, a realização do Black Friday nas lojas físicas também não foi suficiente para impulsionar as vendas. “Esperamos que, com a segunda parcela do décimo terceiro irrigando a economia, possamos fazer um fim de ano diferente, com a expectativa de aumento nas vendas em torno de 3%, se comparado ao Natal do ano anterior”, reforça o dirigente.

Neste momento, além de vitrines bem elaboradas, pessoal de atendimento treinado e bom preço, o dirigente recomenda a adesão à Campanha Natal Feliz Cidade, desenvolvida em conjunto com a Aciu, para promover o aquecimento de vendas. Caso o consumidor não seja contemplado com prêmio instantâneo, seu cupom irá para a urna, concorrendo a um Citroën C3, zero-quilômetro, cujo sorteio será realizado no dia 9 de janeiro, além do sorteio de motos, geladeiras, televisores e bicicletas.

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