GERAL

Curso orienta produtores de soja da região

O objetivo é promover e fomentar a gestão econômica, social e ambiental nas propriedades que se dedicam ao plantio de soja

Geórgia Santos
Publicado em 07/12/2014 às 16:59Atualizado em 17/12/2022 às 02:20
Compartilhar

Técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) realizam em Uberaba atividade de orientação aos produtores rurais sobre o plantio de soja. O evento será realizado no dia 9 de dezembro, às 17h, na sede do Sindicato Rural, quando será apresentado o Programa Soja Plus. O objetivo é promover e fomentar a gestão econômica, social e ambiental nas propriedades rurais da região que se dedicam ao plantio de soja, especialmente os produtores de médio porte.

O programa é uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e o Sistema Faemg, com o apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV). “A intenção é orientar os produtores, discutir questões de mercado – o que é importante se preocupar com o plantio de soja – e questões trabalhistas. Enfim, serão vários assuntos abordados, por isso o sindicato aguarda a presença dos produtores, que poderão conhecer também as previsões de mercado para o futuro e o que há de mais importante no segmento, visto que estamos enfrentando alguns problemas quanto às sementes e ao vazio sanitário, com a prevenção da ferrugem asiática”, explica o presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges.

O programa oferece capacitação gratuita nas fazendas, para melhorar a gestão por intermédio de assistência técnica in loco. Além de disponibilizar um conjunto de ferramentas para auxiliar o produtor rural nos trabalhos de rotina da fazenda, como manual de compilação de legislação; kit de primeiros socorros e vídeos sobre diálogo diário de segurança. Todas as atividades e materiais necessários para a adesão são gratuitos. Em quatro anos, foram investidos R$ 20 milhões. A palestra em Uberaba será gratuita. O produtor apenas deve entrar em contato com o sindicato para inscrição.

Em Minas, o programa vai atender, inicialmente, produtores de Araxá, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Rio Paranaíba, São Gotardo, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Esses municípios concentram 90% da sojicultura de Minas Gerais e, diante da importância de Uberaba para a produção de grãos, sendo o segundo produtor de soja do Estado, esse ciclo de palestras no Triângulo Mineiro terá início na cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por