GERAL

Comércio será fiscalizado pelo Procon em operação de Natal

Para garantir que direitos dos consumidores sejam respeitados, fiscais vão fazer vistorias e pesquisas para divulgação em dezembro

Geórgia Santos
Publicado em 26/11/2014 às 22:20Atualizado em 17/12/2022 às 02:32
Compartilhar

Procon prepara-se para a fiscalização de Natal. No período que antecede as festas de fim de ano, o movimento de consumidores nas lojas de rua, bem como nos shopping centers aumenta bastante e, para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados, os fiscais vão para as ruas fazer vistorias e, também, pesquisas que deverão ser divulgadas no decorrer de dezembro.

De acordo com a diretora do Procon, Eclair Gonçalves, logo estará sendo realizada a Operação de Natal. “Começaremos esse trabalho nas próximas semanas, quando a quantidade de produtos do período for maior nos estabelecimentos. Vamos promover pesquisas com a busca de preços e orientar as pessoas no momento da compra quanto às condições do produto, se estão próprias para o consumo”, explica Eclair.

A coordenadora do Procon ressaltou ainda que esta é uma época de muito trabalho para o órgão, com vistorias em estabelecimentos como supermercados e lojas do comércio de rua em geral.

Além da qualidade do produto, os fiscais estarão de olho nas vitrines, quanto à disponibilização dos preços, para que estejam visíveis aos consumidores, já que a falta dessas informações impede a realização de uma boa pesquisa em busca do produto com o menor preço. “Esse trabalho será desenvolvido em todo o comércio, ou seja, nas lojas de rua e, também, nas do shopping, exigindo o cumprimento da exposição do preço. O nosso trabalho é bem abrangente, independente do tipo do produto; pode ser roupa, calçado, eletrodomésticos e alimentos”, diz.

A pesquisa de produtos natalinos do ano passado foi realizada pelo Procon entre os dias 10 e 20 de dezembro, em oito estabelecimentos, com 91 produtos, como carne suína, aves, bacalhau, azeite de oliva, vinho nacional, panetone, frutas, frutas secas, champanhe e sidra, cerveja e refrigerante.

Mais fiscalização. Outro órgão que também prepara vistoria para as festas de fim de ano é a Vigilância Sanitária, em bares, restaurantes e supermercados. Esse trabalho será promovido entre os dias 1° de dezembro e 5 de janeiro. Segundo o diretor de Vigilância Sanitária (Visa), Nélson Ranieri, o foco principal são os alimentos, as condições em que são preparados e armazenados. Nos supermercados será analisada, principalmente, a data de validade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por