GERAL

Empreender estuda Rota Cultural Espírita na cidade

Objetivo é organizar e divulgar roteiros, com informações sobre as belezas naturais, pontos destinados a atividades culturais

Thassiana Macedo
Publicado em 23/11/2014 às 17:11Atualizado em 17/12/2022 às 02:34
Compartilhar

Como parte da estruturação do turismo em Uberaba, projeto Empreender da Aciu e Projeto Roteiro Turístico Uai Paulista vêm mapeando as potencialidades da cidade. O trabalho está sendo feito por setores. O objetivo é organizar e divulgar roteiros, com informações sobre as belezas naturais, pontos destinados a atividades culturais na cidade, opções de restaurantes e hospedagem, para disponibilizá-las pela internet.

De acordo com a gestora de projetos Anna Paula Batista, um dos potenciais que já estão bem adiantados é a criação de uma rota gastronômica e de hospitalidade. “Mas, quando fomos analisar a área de espiritualidade e religiosidade, começamos a ver quantas pessoas procuram Uberaba para acompanhar a história do Chico Xavier, visitar os centros espíritas e o museu, na casa dele. São pessoas que vêm para acompanhar as mensagens psicografadas, tomar passe e em busca de paz. Considerando apenas as visitas agendadas ao Lar da Caridade, percebemos que, só neste mês, mais de 500 pessoas virão para Uberaba. Conversei com um grupo de 45 pessoas vindas de Florianópolis que fazem esse roteiro há 17 anos e que só em 2014 já vieram pela quinta vez a Uberaba. Percebi que elas ainda têm muitas dúvidas sobre aonde podem ir”, avalia.

A idéia, então, é criar também a Rota Cultural Espírita, uma vez que Uberaba é reconhecida nacionalmente como berço do espiritismo no Brasil e por ter abrigado o médium Chico Xavier a maior parte de sua vida. Dessa maneira, Anna Paula afirma que serão coletadas informações sobre quantos centros existem na cidade, qual o horário de funcionamento e outras informações importantes. “Em momento algum queremos vender espiritualidade. Na verdade, queremos mostrar onde estão esses lugares. Foi muito válido ter acompanhado essas pessoas e ouvi-las contar suas experiências. O que mais marcou foi saber que viajaram mais de mil quilômetros para encontrar aqui a paz. Por isso, já começamos a fazer um mapeamento sobre os locais mais visitados para que as pessoas sejam atendidas de forma organizada; queremos ajudar. A demanda existe, mas será que essas pessoas estão sendo bem tratadas nos hotéis e restaurantes onde são recebidas? Elas conseguem comprar algum artesanato aqui para levar?”, indaga a gestora.

Há, também, estudos para roteiros de turismo rural, cujo mapeamento está recebendo apoio do Sindicato Rural. Seria um turismo de aventura, com levantamentos de locais para esportes radicais, como rapel e trilhas de bike, por exemplo. Há ainda o turismo arqueológico e o gastronômico, na região de Peirópolis. Segundo Anna Paula, em fevereiro de 2015, a Casa Minas vai inaugurar em São Paulo exposição, com a finalidade de apresentar as potencialidades turísticas das 50 cidades mineiras e paulistas envolvidas no projeto, e Uberaba estará lá. Para fazer parte da rota, basta enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelos telefones (34) 3331-5540 e 3331-5546.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por