GERAL

Audiência garante 10% de reajuste e encerra greve da Funepu

Audiência realizada ontem na 1ª Vara da Justiça do Trabalho em Uberaba encerrou a greve de cerca de quatrocentos funcionários da Funepu

Thassiana Macedo
Publicado em 23/11/2014 às 14:23Atualizado em 17/12/2022 às 02:34
Compartilhar

Audiência realizada ontem na 1ª Vara da Justiça do Trabalho em Uberaba encerrou a greve de cerca de 400 funcionários da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu). O movimento já ocorria desde o dia 20 de outubro e começou diante da insatisfação e insegurança no emprego a partir do início da gestão do Hospital de Clínicas pela Ebserh.

A audiência foi presidida pelo juiz Washington Timóteo Teixeira Neto, com a presença da procuradora do Trabalho Karol Teixeira de Carvalho, do procurador Federal Marcellus Dias Peres, da reitora da UFTM Ana Lúcia de Assis Simões e do superintendente do Hospital de Clínicas, Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende.

Após intensa rodada de negociações, que contou com o apoio de grande número de funcionários que compareceram à porta da Justiça do Trabalho, funcionários e fundação chegaram a um acordo, com a concordância do Ministério Público do Trabalho, antecipando a negociação salarial da data-base 2015. No documento homologado, a Funepu se compromete a ajustar em 10% os salários dos empregados representados pelo sindicato a partir de 1º de fevereiro de 2015, na folha a ser paga em março. Ela também ajustará o adicional de assiduidade para o valor de R$150 a partir de 1º de dezembro de 2014, referente a novembro, e a partir de 1º de março de 2015, referente a fevereiro, para o valor de R$200. Ficou acordado ainda o pagamento do adicional de assiduidade nos casos de ausência justificada, o que não ocorria antes da negociação.

A fundação também garantirá a estabilidade dos participantes do movimento grevista pelo prazo de 30 dias e os empregados que compareceram à audiência terão o dia abonado, conforme assinatura em lista de presença. A pauta da categoria com outras 40 cláusulas reivindicatórias, como cesta básica, plano de saúde, aumento no tíquete-alimentação, entre outras, serão discutidas com a Funepu e representantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em 2015, visto que a data-base dos trabalhadores é em fevereiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por