GERAL

Deficiente tem dificuldade de encontrar estacionamento

De acordo Carlos Eduardo de Melo Rodovalho, mesmo com a legislação destinando uma parcela de vagas para deficientes físicos, é possível perceber que alguns motoristas desrespeitam

Geórgia Santos
Publicado em 20/11/2014 às 21:23Atualizado em 17/12/2022 às 02:37
Compartilhar

Analista de sistemas enfrenta dificuldade para encontrar vagas disponíveis no trânsito da cidade para deficiente físico. De acordo Carlos Eduardo de Melo Rodovalho, mesmo com a legislação destinando uma parcela de vagas para deficientes físicos, é possível perceber que alguns motoristas desrespeitam a norma. E quando se trata de estacionamento particular, como em shopping center, por exemplo, a situação fica mais complicada ainda, pois não há autoridade para punir o infrator, que apenas recebe orientação.

Segundo Carlos, no fim de semana passou mais uma vez por uma situação constrangedora. “Assim que cheguei ao shopping, não encontrei nenhuma uma vaga disponível, e os veículos que estavam estacionados não me pareciam ser de deficientes físicos, pois não apresentavam o selo de autorização. Procurei pelo segurança, e ele disse que não podia fazer nada, não tinha autorização para multar alguém por uma infração. Ligamos na Polícia Militar e me disseram que não podem aplicar multas ou fazer remoção de veículos em locais privados. Quanto à Guarda Municipal, nem tentei ligar no telefone de emergência, o número 153, pois a ligação somente pode ser realizada de celular de determinada operadora, e que não é a minha. Mas sei que o posicionamento é o mesmo, não podem atender em área particular”, explica.

Essa não é a primeira vez que Carlos passa por esse constrangimento. O fato já aconteceu outras vezes e não foi possível resolver. Segundo ele, é uma situação complicada, pois compreende que os seguranças do shopping, além de terem dificuldade em fiscalizar todas as vagas, para evitar que alguém estacione em local proibido, não podem multar o responsável pelo veículo, isso é papel dos agentes de trânsito. Por outro lado, eles alegam que não podem entrar em área particular de estacionamento para multar. “Ninguém assume a responsabilidade quando os direitos dos deficientes físicos não são respeitados. Afirmam que apenas podem contar com a boa vontade e educação dos motoristas, mas isso é muito remoto, nem todos respeitam”, diz.

Esse é um problema que existe em vários locais, sendo área pública ou privada, entretanto, Carlos assume que em Uberaba, há cerca de um ano, a situação vem melhorando. Segundo ele, a Prefeitura reforçou a sinalização, fez novas pinturas, aumentou a quantidade de vagas, e isso, de alguma forma, ajuda, pois o motorista consegue avistar com facilidade uma vaga de deficiente físico ou idoso. Além disso, se o problema acontecer em via pública, apesar de demorar, os agentes da Guarda Municipal vão até o local e realizam a punição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por