GERAL

Cemig utiliza helicóptero para inspecionar redes de transmissão de usinas

Cemig está realizando inspeções aéreas preventivas nas principais linhas de transmissão que atendem ao Triângulo e Alto Paranaíba

Geórgia Santos
Publicado em 19/11/2014 às 22:10Atualizado em 17/12/2022 às 02:38
Compartilhar

Cemig está realizando inspeções aéreas preventivas nas principais linhas de transmissão que atendem ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, inclusive Uberaba. A atividade será realizada até 21 de novembro para garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de energia elétrica. Esta medida é preventiva e tem como objetivo reduzir ocorrências no sistema elétrico durante o período chuvoso.

As inspeções tiveram início dia 10 de novembro e, até a conclusão dos trabalhos, serão vistoriados quatro mil km de linhas de transmissão que operam na faixa de tensão entre 34,5 e 138kV e envolvem as usinas de Emborcação, Nova Ponte, Capim Branco 1 e 2, Miranda, Igarapava, Jaguara, São Simão e Volta Grande. As linhas de transmissão são responsáveis por transportar a energia elétrica em alta-tensão, interligando usinas a subestações, geralmente localizadas próximo aos centros consumidores. A operação envolve, ainda, subestações localizadas em mais de 30 municípios da região, entre eles Uberaba e Uberlândia.

Inspeções são feitas com a utilização de helicóptero, que percorre toda extensão das linhas de transmissão, desde as usinas até as subestações, utilizando o gimbal, equipamento de última geração que fornece imagens termográficas em tempo real. Os dados captados permitem visualizar as condições das linhas de transmissão e detectar possíveis pontos frágeis onde, em seguida, são realizadas as manutenções preventivas necessárias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por