GERAL

No 2º turno, Uberaba também não terá urna para votação paralela

Tribunal Regional Eleitoral sorteou ontem, em audiência pública, as quatro urnas eletrônicas que serão usadas na votação paralela

Daniela Brito
Publicado em 26/10/2014 às 15:16Atualizado em 17/12/2022 às 03:01
Compartilhar

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sorteou ontem, em audiência pública, as quatro urnas eletrônicas que serão usadas na votação paralela, a ser realizada hoje no segundo turno das eleições. Nenhuma urna eletrônica da comarca uberabense foi sorteada. Os quatro equipamentos estão instalados em Belo Horizonte, Governador Valadares, Betim e Montes Claros.

A votação paralela funciona como uma auditoria por amostragem que comprova a integridade e confiabilidade dos equipamentos utilizados nas votações. por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em duas mil cédulas de papel, sendo 500 por urna. Com a definição, as urnas serão retiradas de seus locais de origem e transportadas, de carro ou avião – cedido pelo Gabinete Militar do governo do Estado – para o TRE-MG, onde ficarão sob a vigilância da Polícia Militar.

Nestas eleições, o órgão limitou o sorteio das urnas para a votação paralela a uma urna da capital e três de municípios com mais de 200 mil eleitores, em razão das dificuldades operacionais e dos custos para busca de urnas em cidades muito distantes e de seu transporte para Belo Horizonte. A votação paralela foi instituída pelo TRE-MG nas eleições municipais de 2000 e, desde 2008, todo o processo é acompanhado por uma empresa de auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por