GERAL

Tribunal sorteia quatro seções eleitorais para votação paralela

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais sorteia neste sábado (25), as quatro seções eleitorais, sendo uma da capital e três do interior

Daniela Brito
Publicado em 25/10/2014 às 20:25Atualizado em 17/12/2022 às 03:03
Compartilhar

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sorteia neste sábado (25), as quatro seções eleitorais, sendo uma da capital e três do interior, cujas urnas eletrônicas serão auditadas por meio dos procedimentos da votação paralela. O sorteio ocorre na sede do órgão, em Belo Horizonte, e pode ser acompanhado pelo Ministério Público, partidos políticos e coligações, entidades da sociedade organizada e interessados.

No primeiro turno, nenhuma urna instalada na comarca uberabense foi sorteada para a votação paralela. Foram sorteados equipamentos instalados em seções eleitorais de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Uberlândia.

A votação paralela tem como finalidade demonstrar a segurança e confiabilidade do sistema de votação eletrônica por meio da gravação dos procedimentos, fiscalização e verificação de resultados. O procedimento funciona como uma auditoria, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em duas mil cédulas de papel, sendo 500 por equipamento.

No final da votação, os equipamentos sorteados são retirados de seus locais de origem e transportados, de carro ou avião – cedido pelo Gabinete Militar do Governo do Estado -, para o TRE-MG, onde ficam sob a vigilância da Polícia Militar.

A votação paralela foi instituída nas eleições municipais de 2000 e, desde 2008, todo o processo é acompanhado por uma empresa de auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por