GERAL

Justiça absolve Anderson por negar medicação especial a paciente

Ex-prefeito Anderson Adauto e ex-secretário Valdemar Hial foram absolvidos em ação de improbidade por desobediência a ordem judicial

Daniela Brito
Publicado em 24/10/2014 às 21:17Atualizado em 17/12/2022 às 03:04
Compartilhar

Ex-prefeito Anderson Adauto e ex-secretário de Saúde Valdemar Hial foram absolvidos em ação de improbidade administrativa por desobediência a ordem judicial para o fornecimento de medicamento. A decisão é da juíza Régia Ferreira de Lima, da 3ª Vara Cível.

A ação foi ajuizada pela promotora Cláudia Alfredo Marques, titular da Promotoria de Justiça de Saúde e de Defesa do Direito do Consumidor, para garantir o fornecimento de medicamentos a paciente. K.L.P. recebia o remédio de forma administrativa pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na sentença, a magistrada acata a defesa apresentada pelo advogado Emerson Antonio Galvão e reconhece que os réus dependiam de vários procedimentos legais para a compra dos medicamentos, como o processo licitatório – que demanda tempo – e até de inexigibilidade de licitação. Neste sentido, a juíza afirmou que não houve conduta ilícita por parte dos réus para fornecer os medicamentos ao paciente. “Não se pode generalizar. Se por um tempo o paciente não recebeu os medicamentos, foi decorrente dos procedimentos legais necessários procedidos como a dispensa e a licitação, que permeiam tempo para a realização”, afirmou na sentença. Quanto à decisão, ainda de primeira instância, cabe recurso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Ano passado, os dois foram condenados em ação semelhante por improbidade administrativa em sentença proferida pelo juiz Timóteo Yagura, titular da 5ª Vara Cível. Esta ação ainda se encontra em grau de recurso no TJMG.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por