GERAL

Declaração de vacina contra aftosa será on-line

Declaração eletrônica de vacinação contra febre aftosa entrará em vigor a partir do dia 1º de novembro

Publicado em 24/10/2014 às 20:47Atualizado em 17/12/2022 às 03:04
Compartilhar

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), vai apoiar o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) na implantação e divulgação do novo programa estadual para declaração eletrônica de vacinação contra febre aftosa. A Federação deve começar, ainda este ano, a capacitar funcionários dos Sindicatos Rurais para atender os produtores.

Vantagens e o passo a passo da declaração eletrônica foram apresentados na manhã de quarta-feira, 22, aos membros da Diretoria e da Assessoria Técnica da Faemg pelo diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, e pelo médico veterinário da Gerência de Defesa Animal (GDA) do Instituto, Bruno Rocha Melo.

Segundo Bruno Melo, a declaração vai funcionar vinculada aos novos procedimentos para o controle do estoque, da entrada e venda de vacinas contra febre aftosa, raiva dos herbívoros e brucelose, estabelecidos pela Portaria 1.430, que entrará em vigor dia 1º de novembro. Com ela, haverá a disponibilização da nota fiscal eletrônica da compra da vacina, o que alimentará o sistema para que o produtor possa gerar a declaração. “Em algum tempo, Minas Gerais terá total gestão espacial das propriedades não-imunizadas e rastreabilidade de lotes e partidas. É um grande avanço em segurança e sanidade dos rebanhos”, explica.

Inicialmente, a plataforma estará à disposição do produtor sem obrigatoriedade, o que significa que, caso prefira, ele poderá continuar fazendo a declaração presencialmente nos escritórios regionais do IMA. Entretanto, os ganhos devem atrair um número crescente de adesões já nos primeiros anos após sua implementação, segundo Altino Rodrigues Net “Acreditamos que trará profunda transformação para a defesa sanitária em nosso Estado, com mais agilidade e comodidade ao produtor, além de mais transparência ao processo. Para o IMA, também trará grande avanço ao liberar equipes do trabalho burocrático para atendimento a campo”.

O presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, afirmou que acredita no sucesso da inovaçã “Mesmo que haja alguma resistência inicial ou dificuldades do produtor para se adequar à novidade, o rumo está dado e é acertado sob diversos aspectos para continuarmos progredindo no desenvolvimento da nossa agropecuária mineira. A Faemg valoriza os ganhos que essa plataforma oferece e vai trabalhar junto ao IMA pela sua viabilização em todo o Estado”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por