GERAL

Candidatos à espera de recurso somam 2,85 mi de votos zerados

Candidatos que concorreram com o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que ainda aguardam recurso, conseguiram 2.856.913 votos no 1º turno

Publicado em 21/10/2014 às 12:04Atualizado em 17/12/2022 às 03:07
Compartilhar

Candidatos que concorreram com o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que ainda aguardam recurso, conseguiram 2.856.913 votos no primeiro turno, de acordo com informações do Tribunal. Os "sub judice" (pendentes) puderam concorrer por sua conta e risco enquanto aguardam a análise de seus recursos, mas, enquanto o TSE não julga os pedidos, eles aparecem com zero voto na apuração final.

Caso consigam reverter o indeferimento, situação de 680 candidatos em todo o país, os votos passam a contar não só para o postulante, mas para toda a eleição, podendo influenciar a composição das assembleias e do Congresso -- candidatos eleitos podem perder suas cadeiras. Ao todo, 404 disputaram uma vaga para deputado estadual, 253 para deputado federal, 15 para deputado distrital, cinco para senador e três para governador. Apenas o Tocantins não tem candidatos "sub judice".

Segundo o TSE, entre as causas para o indeferimento estão a Lei da Ficha Limpa, falta de quitação eleitoral, entre outros. A Corte informou que deve analisar os recursos até o final de outubro. Um dos casos é o de Paulo Maluf (PP-SP). Oitavo mais votado para deputado federal em São Paulo. Seus 250.296 votos aparecem zerados enquanto seu recurso aguarda julgamento. Se concedido, ele será reeleito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por