GERAL

Justiça Eleitoral prepara transporte das urnas eletrônicas para votação

Diretor do foro eleitoral da comarca uberabense, o juiz Lúcio Eduardo de Brito, promoveu reunião com os motoristas que irão realizar o transporte das urnas eletrônicas

Daniela Brito
Publicado em 30/09/2014 às 11:44Atualizado em 17/12/2022 às 03:27
Compartilhar

Diretor do foro eleitoral da comarca uberabense, o juiz Lúcio Eduardo de Brito, promoveu reunião com os motoristas que irão realizar o transporte das urnas eletrônicas. A discussão ocorreu na manhã de domingo (28), no salão nobre o Fórum Melo Viana.

No total são 784 equipamentos que atenderão os quatro municípios que integram a comarca, ou seja, Uberaba, Delta, Água Comprida e Veríssimo. Todas as urnas estão alojadas em uma sala reservada no 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM).  O transporte das urnas eletrônicas será realizado na madrugada do domingo por profissionais requisitados junto à Prefeitura de Uberaba. Segundo o magistrado, a diligência é parte imprescindível à logística do processo eleitoral, “pois transportará a urna até o local de votação”.

Lúcio Eduardo destaca que, conforme a legislação eleitoral, os municípios são obrigados a atender o transporte requisitado pela Justiça Eleitoral. Além disso, ele destaca que também fica a cargo dos municípios cobrir as despesas com combustível e a remuneração do próprio motorista. Segundo ele, o Código Eleitoral prevê pena para quem se recusar ou criar embaraços às requisições, orientações e diligências determinadas pela Justiça Eleitoral.

Vale lembrar que ao longo da semana passada, as urnas eletrônicas foram repreparadas para o pleito eleitoral. Todo trabalho foi realizado pelas respectivas zonas eleitorais. A operação incluiu a inserção dos dados e fotos de 1.735 candidatos aos cargos em disputa nas eleições do dia 5 de outubro, das informações dos eleitores de cada seção à qual pertencem as urnas eletrônicas e a inserção das mídias para gravação de resultados. Foram inseridos dados de 11 candidatos a presidente da República, sete a governador, oito a senador, 620 a deputado federal e 1.055 a deputado estadual. Durante todo o processo de carga e lacração das urnas, foi facultado aos presentes a conferência de dados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por