GERAL

Ordem busca alternativas para acabar com filas na 4ª Vara Cível

Atualmente, o tempo de espera é de aproximadamente duas horas; existe ainda a dificuldade na localização de processos, visto que ali tramitam cerca de dez mil

Daniela Brito
Publicado em 27/09/2014 às 20:41Atualizado em 17/12/2022 às 03:29
Compartilhar

Esforço conjunto irá permitir a redução das filas para atendimento na 4ª Vara Cível da comarca de Uberaba. Atualmente, o tempo de espera é de aproximadamente duas horas. Existe ainda a dificuldade na localização de processos, visto que ali tramitam cerca de dez mil. Toda a situação gera diversas reclamações junto à Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberaba. Advogados reclamam da longa espera, enquanto os servidores alegam insuficiência de mão de obra, de computadores e de espaço físico.

O problema só foi minimizado na última reunião conduzida pelo presidente da entidade, o advogado Vicente Flávio Macedo Ribeiro. O encontro contou ainda com a participação do diretor do Foro da comarca uberabense, Fabiano Rubinger de Queiroz, e também da juíza titular da 4ª Vara Cível, Andreíza de Alvarenga. O escrivão Bonifácio Cruvinel Neto e o presidente da Comissão de Acesso ao Fórum e vice-presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, João D’Amico, também participaram da discussão.

O grupo tomou diversas decisões para que houvesse uma solução para as queixas. Entre elas está o aumento do número de estagiários, mediante convênio com a Prefeitura de Uberaba. Além disso, a OAB também irá ceder, por trinta dias, um estagiário para auxiliar os servidores durante os horários de pico de atendimento. O período será suficiente para que ocorram todas as publicações antigas e juntadas das respectivas petições geradas pelas intimações. Já o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) irá implantar mais um computador na 4ª Vara Cível.

Haverá ainda o arquivamento definitivo dos autos das ações extintas. Já os processos com andamentos suspensos (recursos, precatórias, acordos, etc.) vão para arquivo provisório, com o maior espaço, cedido pela Universidade de Uberaba, após solicitação da OAB. “Existe um clima de boa vontade e disposição para resolver a questão”, ressalta o presidente Vicente Flávio. A solução definitiva só ocorrerá a partir da inauguração do novo Fórum, cujas obras foram retomadas recentemente. Para dirigente, o TJ deve ainda convocar novos servidores concursados e sinalizar uma data para dar início do processo eletrônico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por