GERAL

Com baixa procura, começa hoje o mutirão Direito a Ter Pai

Defensoria Pública realiza hoje a segunda edição do mutirão “Direito a Ter Pai”, cuja finalidade é o reconhecimento de paternidade extrajudicial

Daniela Brito
Publicado em 26/09/2014 às 01:10Atualizado em 17/12/2022 às 03:30
Compartilhar

Defensoria Pública realiza hoje a segunda edição do mutirão “Direito a Ter  Pai”, cuja finalidade é promover o reconhecimento de paternidade  extrajudicial por meio de exames gratuitos de DNA, com lavratura de certidão de nascimento imediata. Ainda tem como objetivo elaborar acordos relacionados à pensão alimentícia; guarda e visitas e orientação e/ou agendamento para propositura de ações de investigação de paternidade.

Este ano, a procura pelo projeto foi baixa na comarca uberabense, conforme revela o defensor público Marcelo Tonus de Melo Furtado, coordenador regional do órgão. De 50 vagas, 44 foram preenchidas.

Ele acredita que a baixa procura está relacionada ao acesso relativamente fácil ao exame de DNA. Conforme avalia, o exame não possui custo elevado e as pessoas conseguem realizá-lo de forma gratuita por meio da Justiça. “Através da própria Defensoria Pública, é possível realizar esse tipo de exame, fora do período do mutirão”, informa.

O defensor público também afirma que se o interessado procurar hoje o órgão, com toda a documentação, poderá participar do “Direito a ter Pai”.

No ano passado, o mutirão realizou 40 exames de DNA além de reconhecimentos voluntários de paternidade.   No caso da ausência do pai, ele informa que foram propostas ações judiciais de investigação de paternidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por