Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
SADE
Tamanho do texto: A A A A
Thassiana Macedo - 04/07/2014

Ingesto crnica de bebida alcolica tambm predispe doena

Compartilhar:

A Organização Mundial da Saúde tem feito alertas sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, que é diretamente responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de câncer, como boca, faringe, laringe, pâncreas, estômago, bexiga, intestino, entre outros.

O câncer de pulmão, encontrado em fase de nódulo pulmonar, é curável com cirurgia em mais de 70% dos casos. Graças a técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, como a robótica, é possível realizar o diagnóstico e o tratamento desses nódulos com segurança e mínima dor. A organização ressalta, ainda, que a melhor maneira de se prevenir contra o câncer de pulmão é parando de fumar e procurando um médico para investigar quão mal o cigarro já fez. Tendo o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam significativamente.

O mesmo acontece no caso do câncer de boca, que tem o tabagismo como principal fator de risco. No entanto, o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG), Luciano Eloi Santos, alerta que o etilismo, ou seja, o consumo de álcool, predispõe ao desenvolvimento da doença.

Há quem pense que o uso frequente de enxaguantes bucais à base de álcool pode oferecer algum risco cancerígeno. O cirurgião-dentista explica, porém, que a proporção do componente álcool presente nesse tipo de produto é muito pequena, sendo tolerável. “Para pessoas com maior sensibilidade na mucosa da boca, o enxaguante bucal com álcool pode promover maior descamação do epitélio, provocando quase uma irritação local. Como fator predisponente ao câncer, essa quantidade não chega a ser determinante. Quando falamos do álcool como fator de risco, fazemos referência à ingestão crônica ou ao alcoolismo. E o tabaco é fator de risco não só do câncer de boca, mas também de outros tumores”, completa Santos.






EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

Uai Tracker animado
ENQUETE
A Operao Carne Fraca, deflagrada pela Polcia Federal, colocou em xeque a qualidade da carne comercializada no Brasil. O assunto preocupa voc?





JM FORUM
O mais recente LIRAa demonstrou que a infestao do mosquito Aedes aegypti cresceu este ano, na comparao com o mesmo perodo em 2016. Na sua opinio, o que preciso intensificar para reverter este quadro?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017