Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
C ENTRE NS
Tamanho do texto: A A A A
C ENTRE NS
26/02/2017

Compartilhar:


OUTRAS COLUNAS



 Mutirão de limpeza
A Secretaria de Serviços Urbanos deu ordem de serviço para que cinco empresas iniciem na próxima quarta-feira (1º de março) a capina e limpeza de áreas públicas e particulares. Nesta 1ª etapa foram levantados 110 terrenos nos cinco setores em que cidade foi dividida. O valor de cada serviço será lançado no cadastro de cada contribuinte para cobrança.

Ouvidoria de alvarás
A OAB-MG anunciou a criação de uma “Ouvidoria dos Alvarás”, para que os profissionais do Estado informem sobre os casos de recusa nos pagamentos dos alvarás judiciais. Com esses dados, a entidade pretende tentar sensibilizar o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a necessidade de urgência de uma solução para a polêmica entre o Banco do Brasil e o governo mineiro envolvendo os depósitos judiciais.

Desafio
Jornal Diário do Comércio publicou reportagem sobre as dificuldades de implantação das zonas de processamento de exportação no país. O levantamento mostrou que existem três projetos em andamento no Estado, com dois autorizados pelo conselho nacional das ZPEs, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Um deles é da ZPE de Uberaba.

Desafio - 2
Diante da falta de interesse dos investidores, os empreendimentos não têm prazo para sair do papel. Uma das tentativas de reverter essa situação é aprovar nova legislação que torne as ZPEs mais atrativas. A proposta é elevar de 20 para 40% a produção voltada para o mercado interno. No entanto, há fortes resistências, em função de as zonas de exportação terem regimes tributário, cambial e administrativo diferenciados.

Arquivo


Toninho de Oliveira terá muito trabalho para que os colegas atendam às demandas dos vereadores

Diálogo
Depois de se reunir com os vereadores reservadamente, o secretário de Governo, Antônio de Oliveira, garantiu no plenário que o governo manterá um diálogo permanente com eles, respondendo em tempo suas indicações e requerimentos. Porém, o discurso está longe da prática dos gabinetes. Se o titular da Segov conseguir enviar os projetos sem atropelos àquela Casa, já terá conseguido um grande feito.

João Pedro Vicente/HC-UFTM


Reunião do secretário Iraci Neto na UFTM teve as presenças da reitora Ana Lúcia Simões e do superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, entre outros

Portas abertas
Em sua visita ao complexo da UFTM, o secretário de Saúde, Iraci Neto, externou o desejo de estabelecer novas parcerias com a instituição. Ele falou da importância do Hospital de Clínicas para Uberaba, reconhecendo que a crise no mercado de trabalho aumentou a demanda sobre os hospitais públicos, com a migração de pessoas dos planos de saúde para o SUS. Será necessário o reequilíbrio dos diferentes níveis de assistência, como uma atenção básica resolutiva e a abertura do Hospital Regional.

Portas abertas - 2
Atualmente, o HC/UFTM apresentou dois projetos estratégicos ao secretário: o Centro de Atenção Integrada em Saúde (Cais), que funciona na antiga UPA Abadia, e o Programa de Atenção Domiciliar. O primeiro, já em funcionamento, aguarda assinatura de convênio com a Secretaria de Saúde. Em fase de elaboração, o segundo pretende contribuir para a saúde do município como uma estratégia assistencial sem internação hospitalar.

Mais fiscalização
Luiz Dutra (PMDB) defendeu que o governo municipal fiscalize com rigor as obras de asfaltamento, principalmente dos novos loteamentos, para evitar problemas futuros, como se vê atualmente. Segundo ele, é preciso controlar a qualidade da massa asfáltica e sua espessura. E pediu aos vereadores que ajudem o Executivo a fiscalizar esse tipo de obra.

Mudanças
O sistema de avaliação dos alunos da rede municipal vai sofrer alterações. Revelação é da secretária Silvana Elias (PMDB), indicando que o objetivo é trabalhar a capacidade critica dos estudantes. Os testes passarão a cobrar raciocínio lógico, interpretação de texto e gramática, principalmente.

Jogando contra
O publicitário Edsey Guinello considerou inoportuna a fala da ex-presidente da Fundação Cultural quando disse que o agronegócio de Uberaba poderia bancar o carnaval de rua na cidade. No seu entendimento, isso é colocar o povo contra a Prefeitura, como querendo dizer que a solução está aí e o poder público nada fez. “Aliás, para esses esquerdistas festivos, é bom lembrar que estamos em um período ‘bicudo’ e que gastos dessa natureza, para esse tipo de evento, podem ficar para quando for possível. Carnaval nunca foi primeira necessidade”, disse ele.

Esclarecimento
O secretário de Obras, Nagib Facury, esclareceu ontem que as obras de urbanização das ruas do bairro turístico de Peirópolis serão retomadas após os feriados de carnaval e aniversário da cidade nos próximos dias. Segundo ele, houve uma divergência técnica com a empreiteira, mas que já foi superada. Também informou que já havia sido acertada a retirada do maquinário neste período, assim com o acontece em outras obras. Sobre as bocas de lobo sem sinalização, a equipe de sua pasta irá solucionar o problema o mais rápido possível.

Esqueletos
Franco Cartafina (PHS) repercutiu na Câmara Municipal observação feita na coluna sobre o ritmo das obras e os esqueletos das estações de embarque e desembarque ao longo das avenidas Bandeirantes, Guilherme Ferreira, Saudade, Santana Borges e João Dalacqua. Ele disse não conseguir entender o cronograma das obras, onde não se termina nem um dos trechos. E chama a atenção para a precariedade de sinalização de alerta dos motoristas. O vereador fez convite aos engenheiros do consórcio responsável pelos projetos para que deem explicações à população no plenário do Legislativo.

S.O.S.
Willian Douglas do Carmo, morador do Antônio Barbosa, repercute que a comunidade vive os mesmos problemas de violência do bairro de Lourdes. Ninguém tem mais sossego. Os assaltos são frequentes nos pontos de ônibus, principalmente aos fins de semana. O ônibus demora mais de uma hora e são obrigados a ir até o Maringá para pegar o Residencial 2000. No caminho, os bandidos cercam os moradores. A capina foi feita dias atrás, mas as árvores precisam de poda urgente para que não sirvam de esconderijo.

Ti-ti-ti
- Ao revalidar sua habilitação de motorista, Silvana Elias se surpreendeu que até o Detran-MG estava adotando questões de raciocínio lógico em seus testes.
- Samuel Pereira (PR) teve que se deslocar com a filha até Conceição das Alagoas para que ela conseguisse emitir a Carteira de Trabalho.
- O ex-prefeito Anderson Adauto (PP) disse a pessoas próximas que está pensando em não mais disputar eleições.
- Já teria chegado a cinco o número de macacos encontrados mortos em Uberaba. Vísceras estão sendo investigadas.







EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Recente deciso do STF permite a indenizao do Estado ao preso em condies precrias durante o encarceramento. Qual a sua opinio sobre esta medida?






JM FORUM
Por falta de demanda, a Azul pode deixar de operar no aeroporto de Uberaba. Na sua opinio, o que a companhia area deve fazer para no deixar de atuar no municpio?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017