ARTICULISTAS

Nosso Pai, nossos Pais

A palavra PAI tem um significado muito profundo. Profundo e sério. Jesus, quando quis traduzir para seus discípulos quem era Deus, deu a Ele o nome de Pai. “Pai Nosso, que estais nos céus...”

Padre Prata
Publicado em 08/08/2009 às 20:22Atualizado em 20/12/2022 às 11:17
Compartilhar

A palavra PAI tem um significado muito profundo. Profundo e sério. Jesus, quando quis traduzir para seus discípulos quem era Deus, deu a Ele o nome de Pai. “Pai Nosso, que estais nos céus...”  É bom que a gente não se esqueça de que céu não é um lugar, mas uma dimensão. Deus não está num lugar, Ele está por toda parte. Não está ao nosso alcance entender as coisas que se referem a Deus. Nós cremos, não explicamos. Diz o apóstolo João que “Deus habita numa luz inacessível”. Só isso. Nada mais. Portanto, fiquemos em nosso lugar.

Muitos de nossos pais já partiram para a dimensão de Deus. Já estão em Deus. Na luz. Não perderam sua identidade. Não são outros.  São em Deus como eram entre nós, pais. Conservam inclusive seus nomes. Você acha isso uma tolice? Então, para que nos lembrarmos deles “como se” estivessem vivos? Deus está nos enganando? Se nossos pais estão em Deus, e se Deus está aqui presente, é teologicamente certo acreditar que nossos pais já falecidos estão aqui presentes. Em Deus, eles nos veem e nos ouvem. Estão todos aqui. “Sua bênção, meu pai!”

Ser Pai tem um sentido de proteção, de compromisso, de ajuda, de acolhimento, de segurança. Pai não é apenas aquele que nos dá ordens, mas é aquele que nos dá segurança. Pai não é apenas aquele que nos dá presentes, dinheiro, mas é aquele que nos dá amor. Pai não é apenas aquele que nos repreende, mas, sobretudo, aquele que nos dá bom exemplo de vida. Pai não é um emprenhador irresponsável. O Pai assume.

Por tudo o que o pai significa, é justo que se tenha escolhido um dia especialmente dedicado a ele. Um dia em que pudéssemos mostrar-lhe nosso carinho, nossa gratidão, nosso amor. Um dia em que pudéssemos honrá-lo de um modo mais expressivo.

Diz a Palavra: ”Quem honra seu pai será ouvido em oração”. Amanhã iremos dar um presente ao nosso pai. Mas nosso presente de nada valeria se não fosse um símbolo de nosso amor para com ele, de nosso reconhecimento e gratidão. Dia dos Pais é um dia de ação de graças. Vamos pedir a Deus para que ampare e dê sentido de responsabilidade aos que ainda caminham. Quanto aos que partiram que se lembrem sempre de nós e intercedam junto do Pai por nós que ainda caminhamos, às apalpadelas.  “Sua bênção, pai!”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por