ARTICULISTAS

Natal de novo

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 23/12/2022 às 19:54Atualizado em 26/12/2022 às 22:53
Compartilhar

Na dimensão de uma festa cristã, o nascimento de Jesus nos leva a contemplar o gesto, a determinação histórica e o amor concreto de Deus pela humanidade. Podemos entender que a humanização, ou a encarnação do divino é a consolidação do profetismo de todo o Antigo Testamento. Isto faz coro com a Aliança feita com Abraão, sustentada pelos profetas e, agora, selada no Natal.

Natal sugere exaltação da vida, a elevação do ser humano, com possibilidade de encontro da pessoa com Deus, em Jesus Cristo, feito homem. É a eminência da libertação, da paz, da salvação e de júbilo, mudando a sorte do povo. É mudança de história, não só na vida dos judeus, mas para todo o mundo cristão. Ficou a marca de um passado de figuras e um presente como acontecimento de vida.

Nos dois Testamentos conseguimos enxergar que Deus fala ao mundo de diversos modos, atendo-se às exigências de cada fato histórico. É o que chamamos de “mistério da salvação” na história do mundo. A grande fala de Deus em Jesus Cristo, como sopro divino da Palavra. É a Palavra que se encarnou no seio de uma jovem, por obra do Espírito Santo, e agora deve ser acolhida e escutada.

A Palavra de Deus é uma Pessoa, que completa a obra da criação, com a missão de redimir a humanidade e dar condição para que sejam superadas as ameaças infligidas contra a natureza e contra a vida. O nascimento de Jesus é como sendo uma Palavra que ajuda na passagem da desolação para a consolação, da tristeza para a alegria, do pecado para a intimidade com Deus.

As festas natalinas devem abrir os corações para acolher a chegada do Menino Jesus, a possibilidade da paz, mesmo dentro do clima preocupante do momento brasileiro e ante as hostilidades à fé cristã. O desalento e desespero de muitos pode justificar a perda de fervor dos cristãos nas comunidades. Mas é possível ser diferente ao fazer uma leitura atenta dos sinais que acompanham o Menino Jesus.

No princípio era o Verbo, a Palavra, e o Verbo era Deus. Jesus é o Verbo, que deve ser acolhido como luz iluminadora da vida, orientadora e guia, como a nova lei do amor. Com isto, Natal deve ser celebrado com alegria e gratidão, porque expressa a misericórdia de Deus para com o povo. Jesus é Palavra de referência, que rejeita todo tipo de ameaça destruidora da vida humana, imagem de Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por