ARTICULISTAS

Maturidade emocional – o caminho para o equilíbrio

Uma das tarefas mais difíceis para o ser humano

Fátima Alves
Publicado em 19/07/2012 às 21:30Atualizado em 19/12/2022 às 18:27
Compartilhar

Uma das tarefas mais difíceis para o ser humano é lidar com as adversidades do dia a dia de forma equilibrada. Geralmente, situações desfavoráveis causam sentimentos de perda e a pessoa entra em sofrimento, afetando todas as áreas da vida. Mas é possível passar pelas situações adversas, com equilíbrio, sofrendo o mínimo de prejuízo emocional.

As pessoas sofrem em virtude das dificuldades emocionais não resolvidas. E acreditam que não seja possível ser feliz. Geralmente confundem felicidade com prazer. E uma coisa é bem diferente da outra. Prazer está relacionado a satisfação de desejos. Felicidade é um estado interior de plenitude e aceitação da vida, que não depende das situações externas.  

A felicidade não está em algum lugar aonde você precisa chegar. A felicidade está dentro de você, não importa onde esteja. E para chegar a ela é preciso maturidade emocional. E como alcançar essa maturidade? Por meio do autoconhecimento. Entender as causas das dificuldades, da imaturidade e do sofrimento. Se você sofre por ciúme, por exemplo, é preciso entender porque você sente ciúme.  O mesmo acontece com a depressão, com a solidão, com a carência. O que está por trás de tudo isso? É importante e necessário eliminar a causa desse sofrimento.

Para ser feliz é preciso sair das conveniências e do comodismo e olhar mais para fora do próprio ego. Enxergar o outro. Tomar atitudes que não favoreçam apenas a si. É poder pensar e fazer algo maior que nós mesmos. Se passarmos os 365 dias do ano girando em torno de nossos interesses imediatistas, sem fazer nada para crescer e melhorar como pessoas, é pouco provável que sejamos felizes. Quanto mais restrito nosso universo interior, mais dependente ficamos de situações e pessoas e, então, nunca estaremos completamente satisfeitos.

É possível mudar tudo dentro de nós e à nossa volta para termos uma vida mais satisfatória,  equilibrada e saudável. Ser feliz, assim como amar, não depende do outro nem de condições externas, só depende de nosso próprio esforço e competência.

(*) Jornalista, psicanalista e palestrante na área do desenvolvimento humano

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por