A melhor arma que uma empresa tem para mudar a cabeça das pessoas a se interessar por seus produtos ou serviços é a Comunicação. O papel da Comunicação de todo e qualquer produto ou serviço é seduzir o consumidor, é contribuir para a formação de correntes positivas de opinião, é fazer com que ele compre seu produto ou serviço e se identifique com a sua Marca. Mas, como conseguir esta sinergia? É sobre isso que irei explanar a seguir. Poucas empresas, produtos/serviços alcançam o “Top of Mind”, um bom nível de recall.
Para construir uma marca forte, além do planejamento, é necessário o emprego de modernas técnicas de Branding, que é a ferramenta mais avançada e eficiente que as grandes corporações utilizam. O Branding tem funcionado muito bem e com sucesso principalmente para as empresas que sofrem pressão da concorrência, que faz dos preços baixos uma armadilha contra produtos tradicionais em detrimento da qualidade (ex.: produtos tradicionais x produtos chineses – não se enganem, já não os vemos muito, mas eles estão aí, e muito bem disfarçados). Hoje, com a concorrência acirrada, valorizar e dar visibilidade à sua empresa é fundamental.
Eu insisto em dizer isso porque, observando as grandes corporações que fazem de suas Marcas os seus maiores patrimônios, verificamos que existe uma padronização visual, conceitual e estética que faz com que, por exemplo, uma Coca-Cola, Nike ou Bradesco possam se dar ao luxo de dispensar a aplicação dos seus nomes em suas peças publicitárias, sem com isso perder a identidade.
Isso é construir uma identidade forte, isso é personalidade. Uma frase muito utilizada pelos CEOs das grandes multinacionais e pelos bons administradores sintetiza muito bem a importância da Comunicação da sua empresa: “se você não sabe para onde ir, não chegará a lugar nenhum”. Somente as ações planejadas e integradas, utilizando as mais diversas ferramentas do Marketing Off-line e Digital, irão colocar a sua empresa no caminho certo.
É fato que a Comunicação ineficiente provoca baixos índices de recall e a consequente perda do valor investido. Volume de investimento em mídia, seja ela tradicional ou digital, não é o caminho, muito pelo contrário, às vezes, o aumento do volume das mensagens até piora a situação, por levar o público à saturação e à irritação.
Por isso, repito o argumento dos meus artigos anteriores: para que você possa converter em vendas e aumentar a lucratividade da sua empresa, uma boa Comunicação começa por um bom Planejamento, e quem faz isso profissionalmente é a sua Agência de Propaganda.
(*) Ovidio Maluf
Diretor da Agência Futura P