ARTICULISTAS

Histórico da Gruta do Colégio Nossa Senhora das Dores

Débora Elisabete Ribeiro Vannucci
Publicado em 05/07/2022 às 20:26Atualizado em 18/12/2022 às 21:42
Compartilhar

A gruta do Colégio Nossa Senhora das Dores é um importante lugar de reflexão, oração e fé na comunidade educativa. Ela, com o conjunto escultórico das imaginárias de Nossa Senhora e Santa Bernadete, é uma réplica da Gruta de Massabielle – localizada na aldeia de Lourdes no interior da França.

Em 11 de fevereiro de 1858 – Dia de Nossa Senhora de Lourdes – Bernadete descreve a 1ª aparição de Maria: “Uma mulher de incomparável beleza, vestida de branco, com um indescritível resplendor que a cercava e que não feria meus olhos como os raios de sol. Rosto oval e de graça infinito, olhos azuis, os lábios respiravam bondade, suas vestes eram simples e longas.

Seus pés repousavam na rocha e pisavam levemente uns ramos de roseira, em cada um dos pés desabrochava uma rosa cor de ouro. Na cintura, uma faixa azul-celeste cingia seu ventre, um véu muito branco cobria sua cabeça e seus ombros. Um rosário de contas brancas deslizava pelos dedos da senhora.”.

Na 9ª aparição, a fonte de água milagrosa brotaria aos pés da gruta para a salvação da saúde de muitas pessoas. De um simples fio de água, em pouco tempo, transbordava e corria água em abundância. Os milagres e os prodígios provariam a verdade das aparições. Na 16ª aparição, a senhora se revela a pedido de Bernadete: “Eu sou a Imaculada Conceição!”. As mensagens de Nossa Senhora consistiam no chamado à oração do Rosário, à conversão e à penitência. Maria, também, no século XIII, recomendou a São Domingos de Gusmão a oração do Rosário.

Os Frades e as Irmãs Dominicanas que vieram para o Brasil no final do séc. XIX viviam em regiões próximas a Lourdes. Passavam por lá antes de partirem para o Brasil e lhe entregavam em oração suas vidas e missões. Em 8 de dezembro de 1933, Bernadete Soubirous foi canonizada pelo Papa Pio XI. Em 1935, nas comemorações pelas Bodas de Ouro da missão das Irmãs Dominicanas no Brasil e da fundação do Colégio Nossa Senhora das Dores, ex-alunas presentearam as Irmãs com o conjunto escultórico e, com isso, elas construíram a réplica da gruta, onde as peças foram entronizadas em 1937.

Como um marco da história das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils no Brasil, a gruta do Colégio representa parte da herança religiosa e cultural legada por essas precursoras, que, motivadas por sua fundadora Madre Anastasie, anunciam o ideal: “Entregue-se totalmente a Nossa Senhora, a seu amor de Mãe. Diga muitas vezes: Maria, minha Mãe do Céu, minha Rainha, eu confio em Vós, eu espero em Vós.”

Débora Elisabete Ribeiro Vannucci

Artista plástica, arte-educadora e restauradora de obras de arte e colaboradora do Colégio Nossa Senhora das Dores - Uberaba - MG

Wanderson Raposa Ferreira

Historiador, professor e assistente de pastoral escolar do Colégio Nossa Senhora das Dores - Uberaba - MG

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por