GERAL

Nutricionista ensina a manter alimentação saudável no frio

Acrescente carne e frango nas sopas e tome cuidado com o pão, o queijo ralado, torradas e azeite, mas evite as que contêm creme de leite e as sopas cremosas

Thassiana Macedo
Publicado em 19/06/2016 às 11:14Atualizado em 16/12/2022 às 18:25
Compartilhar

Reprodução

Preparações quentes, como caldos e sopas de legumes, chás, frutas assadas e legumes cozidos, aliviam a fome e aquecem o corpo

Em dias mais frios é comum sentirmos mais fome e fica difícil resistir a alimentos como, por exemplo, o chocolate quente, cafés com cremes e caldos gordurosos. Contudo, é possível fazer algumas substituições e manter a alimentação saudável mesmo quando caem as temperaturas.

De acordo com a nutricionista Patrícia Oliveira do Vale, o tecido gorduroso do nosso corpo tem o papel de manter a nossa temperatura, que quando diminui exige um gasto maior de energia do nosso organismo para mantê-la. “Para se proteger do frio, o corpo acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para se manter aquecido. Isso acontece devido ao mecanismo de contração dos poros, que funciona como isolante térmico, impedindo a perda de calor para o ambiente. Por isso, o corpo pede alimentos à base de carboidratos, calóricos e que produzam mais energia, como massas, pães, bolos, arroz, macarrão e doces”, esclarece.

No entanto, é possível burlar essa necessidade, tendo atenção aos exageros e fazendo trocas e substituições menos calóricas para evitar ganho de peso e manter uma dieta equilibrada de carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais. “Preparações quentes, como caldos e sopas de legumes, chás, frutas assadas e legumes cozidos aliviam a fome e aquecem o corpo. Além disso, é fundamental conciliar uma dieta equilibrada com a prática de exercícios físicos. Quem malha na academia pode ter preguiça, mas o ideal é praticar as atividades pelo menos três vezes por semana”, frisa.

As melhores escolhas, segundo a especialista, são as folhas de agrião, espinafre e repolho, que podem ser base para sopas mais leves. “É importante o uso de ervas para dar o sabor final e de cenoura para proporcionar consistência mais grossa. Acrescente carne e frango nas sopas e tome cuidado com o pão, o queijo ralado, torradas e azeite, mas evite as que contêm creme de leite e as sopas cremosas, que possuem muitas calorias e gorduras”, reforça.

A nutricionista alerta que a hidratação é importante, apesar de muitas pessoas não sentirem sede como acontece em épocas mais quentes. “No inverno, a diurese aumenta, mas a ingestão de água previne problemas pulmonares, já que ela ajuda a dissolver o muco dos pulmões. Sempre que urinar, o ideal é beber um copo de água. Aproveite os chás de frutas e folhas, como maçã, laranja, morango, hortelã, mate, camomila, erva-cidreira, erva-doce, gengibre, cravo e canela, que são opções saborosas e quentes para o inverno, mas evite o açúcar e prefira leites desnatados ou semidesnatados”, destaca.

Patrícia do Vale sugere ainda a ingestão de sucos de frutas naturais e vitaminas, pois as fibras auxiliam no funcionamento do intestino e fornecem os nutrientes necessários para o organismo. Uma dica para a sobremesa é, também, abusar das frutas, como banana ou maçã levadas ao forno com canela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por