As motorresgate são utilizadas para um primeiro atendimento em várias situações, até que a unidade do Samu ou bombeiros chegue ao local
Balanço do primeiro mês de trabalho conjunto entre a motolância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a motorresgate do Corpo de Bombeiros indica que a equipe está atendendo uma média de seis ocorrências por dia. “O balanço é positivo e a população é a maior beneficiada com esta integração”, avalia o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. Ele lembra que foram realizadas várias reuniões e a estratégia de atuação conjunta foi conduzida em parceria com o comandante do 8º BBM, major André Humia Casarim. Com a integração, a motorresgate dos bombeiros fica na sede do Samu e sai com a motolância para atender às ocorrências.
A coordenadora-geral do Samu, Cristina Maria César, explica que o trabalho em equipe oferece mais segurança. “Antes o nosso técnico saía sozinho e em muitas situações ficava mais difícil realizar o atendimento”, afirma. O técnico em enfermagem que dirige a motolância, Thiago Batista dos Santos, confirma que o trabalho evoluiu muito com a parceria do Corpo de Bombeiros. “Além de melhorar a nossa segurança, agora o atendimento é mais ágil, enquanto eu faço um procedimento, ele já está fazendo outro. Houve um ganho de tempo para o paciente”, enfatiza.
As motorresgate são utilizadas para um primeiro atendimento em várias situações, até que a unidade do Samu ou bombeiros chegue ao local da ocorrência nos casos necessários. Como se deslocam mais rápido no trânsito, o trabalho das motos diminui o tempo resposta no atendimento. As motos do Samu e do Corpo de Bombeiros atuam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No primeiro mês de integração, que começou no dia 26 de maio, foram atendidas 120 ocorrências por esta equipe.