GERAL

Cirurgia plástica para afinar o rosto ganha visibilidade

Especialista explica como funciona a bichectomia, procedimento que reduz as bochechas e está entre os mais procurados na atualidade

Thassiana Macedo
Publicado em 21/08/2016 às 12:07Atualizado em 16/12/2022 às 17:38
Compartilhar

 Foto/Arquivo

Adriano Peduti afirma que o procedimento não deixa cicatrizes aparentes, pois os cortes são feitos na gengiva, dentro da cavidade oral

O Brasil é o país líder em procedimentos cirúrgicos estéticos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas, são realizadas por ano em torno de 1,5 milhão de cirurgias plásticas. O procedimento queridinho das famosas que querem dar ao rosto um aspecto mais definido é a bichectomia. Em 2014, eram realizadas cerca de dez bichectomias por mês; em 2015, esse número triplicou, e, atualmente, mais de 40 pessoas se submetem a essa cirurgia todos os meses pelo país.

Nos últimos anos, o padrão de beleza tem mudando constantemente e a procura por rostos cada vez mais finos e magros tem se tornado tendência. Hoje os pacientes solicitam esse procedimento por questões estéticas, para melhorar o contorno facial, deixando o rosto mais definido e harmonioso. De acordo com o cirurgião plástico Adriano Peduti, a bichectomia consiste em um procedimento cirúrgico para remover um tecido gorduroso chamado “Bola de Bichat”, que fica localizada no terço médio da face. “Com a retirada do volume dessa estrutura, as bochechas e o contorno do rosto tornam-se mais finos e as maçãs do rosto, mais ressaltadas”, explica.

O especialista ressalta que a preparação para o procedimento exige que exames de rotina pré-operatórios sejam realizados. A lista inclui avaliação laboratorial e cardíaca, de acordo com o histórico familiar, e com um endocrinologista, em caso de diabetes. Além disso, Adriano Peduti alerta que é importante um diagnóstico preciso, com tomografia facial. “A bichectomia é feita através de um corte por dentro da boca, na gengiva, retirando-se o excedente da Bola de Bichat. É preciso estar ciente de que a área onde é feita a bichectomia é sensível, o que pode significar algumas dores, além de o local ficar inchado e um pouco roxo. Por isso, recomenda-se o uso de gelo nos primeiros dias, dieta líquida e repouso. Após sete dias, já será possível retomar as atividades cotidianas”, esclarece.

A boa notícia é que o procedimento, com indicação tanto para mulheres quanto para homens, não deixa cicatrizes aparentes, pois os cortes são feitos na gengiva, dentro da cavidade oral. “Se a causa da assimetria for diferença de volume das Bolas de Bichat, a cirurgia pode deixar o rosto mais simétrico. Além da Bichectomia, o tratamento do masseter com aplicação de toxina botulínica ajuda a afinar o rosto nas pessoas que têm hipertrofia desse músculo”, ressalta Peduti.

Por se tratar de uma cirurgia relativamente tranquila, tem duração de aproximadamente uma hora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por