ARTICULISTAS

Falando de Trabalho

Primeiro de maio – Dia do Trabalho! Que sentido tem o trabalho para você? Que espaço ocupa o trabalho em sua vida?

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 20/12/2022 às 13:00
Compartilhar

Primeiro de maio – Dia do Trabalho!

Que sentido tem o trabalho para você?

Que espaço ocupa o trabalho em sua vida?

Dá para ser feliz no trabalho?

É possível ter prazer trabalhando?

Enfim, qual o sentido do trabalho?

O trabalho tem a sua história característica desde a Antiguidade.

Na Grécia Antiga, a filosofia e a política é que eram valorizadas e respeitadas. Qualquer tipo de trabalho — moldar metais, cerzir, costurar, cozinhar, limpar... — era tarefa dos escravos.

Na Idade Média também havia a divisão. Os nobres, os senhores feudais, o clero, não pegavam no batente. O trabalho que garantia a sobrevivência da sociedade, como a agricultura, a fabricação de armas utilizadas nas guerras, a costura, a culinária, entre outros, era função dos servos.

Somente no século XV, com o Renascimento, é que o trabalho humano é valorizado e considerado como forma de autoexpressão. O artista, o artesão, ganha seu lugar na sociedade e a arte passa a ser considerada como profissão, onde existe o patrocínio da Igreja e da classe mais favorecida financeiramente.

No século XVIII, com a Revolução Industrial, cresce aceleradamente a força do trabalho coletivo nas indústrias, como longas jornadas de labuta por baixos salários de remuneração. Nesta fase, mulheres e crianças também fazem parte da comunidade trabalhadora.

A Revolução Francesa, em 1789, permite a Revolução Burguesa, quando a burguesia de então consegue espaço para a livre iniciativa, libertando-se da monarquia. Inicia-se aqui a formação da classe média do século XX, com profissionais liberais, comerciantes, banqueiros, industriais e funcionários públicos valorizando mais o seu trabalho.

Enfim, surgem a globalização, com os novos processos de gestão; a microeletrônica e a informática, que transformam radicalmente o panorama do trabalho no final do século XX. Surge também o desemprego em pequenas e grandes escalas.

Nos dias atuais, o que acontece? Época de transição, de incertezas, de falta de trabalho.

O que é trabalho? O conceito associa-se ora a uma noção de ação, ora à de produto, ora à de sofrimento, padecimento, ora à de peso, carga.

Do latim labor temos labor, fadiga, afã, trabalho, cometimento, empresa, tentativa, plano, projeto, desígnio, obra, cuidado, empenho, sofrimento, dor, mal, doença, enfermidade, desventura, desgraça, infelicidade. E o verbo latino laborãre é, a um tempo, trabalhar, laborar, obrar, executar, empenhar-se numa coisa, e sofrer, padecer, estar doente, estar em dores de parto, cansar-se, fadigar-se, sucumbir.

Já a palavra inglesa work, como substantivo, documenta-se desde o séc. X, como ato, feito, ação, atuação, produto da ação ou labor de uma pessoa ou agente, uma criação, uma coisa feita manualmente. E o verbo, também com documentação desde o séc. X traz o mesmo significado. Trabalho é toda atividade humana que transforma a natureza a partir de certa matéria dada.

(*) Psicóloga clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por