ARTICULISTAS

Falando de relações sociais

Mal-estar íntimo e subjetivo pode ser tolerado com recursos comuns do cotidiano? Quando o sofrimento prejudica as relações sociais? Habilidades sociais são comportamentos que ajudam

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 20/12/2022 às 11:47
Compartilhar

Mal-estar íntimo e subjetivo pode ser tolerado com recursos comuns do cotidiano?

Quando o sofrimento prejudica as relações sociais?

Habilidades sociais são comportamentos que ajudam o indivíduo a lidar com situações em que ele deve interagir com ao menos um outro indivíduo, para chegar a um resultado desejado e ainda manter sua autoestima e uma boa relação com quem interage.

Nesse sentido, autoestima, autocontrole e autoconhecimento são habilidades sociais que o indivíduo emprega para lidar com sua própria pessoa. A experiência de self nada mais é que um contato social consigo mesmo em 1º lugar e depois “eu e outros”.

O self problemático só é entendido como alvo de tratamento quando compromete o vínculo com os outros.

Toda habilidade social partiria desse pont obtermos o que precisamos ou queremos e, necessariamente, mantendo um bom convívio em sociedade.

A relação de habilidades sociais é vasta, onde se pode incluir prestar atenção aos comportamentos dos outros, liderar, obedecer, persuadir, seduzir, declarar sentimentos, elogiar, criticar, pedir ajuda, decifrar linguagem corporal, perdoar, pedir desculpas, pedir favores, repreender, dar notícias desagradáveis... Provavelmente nunca haverá uma lista definitiva, dada a natureza evolutiva do comportamento human novas circunstâncias surgem na sociedade, e com elas novas demandas.

Sendo um animal sociável, o homem precisa aprender ao longo da vida, a agir para fazer parte de um grupo, uma família, uma comunidade...

Quanto maior e mais eficaz o repertório de habilidades sociais do indivíduo, maior sua capacidade de enfrentar o sofrimento inerente ao viver. A resiliência é uma propriedade pela qual as pessoas lidam com o estresse da vida pessoal e profissional, sem passar por grandes transtornos, sem deformar suas mentes.

Saber lidar com ou outros e ter relações sociais satisfatórias é uma maneira de reforçar os próprios recursos subjetivos de saúde e bem-estar.

As habilidades sociais só podem ser aprendidas vivencialmente, na experiência cotidiana com os outros, porque tais habilidades são reforçadas pelos outros. Apenas o convívio humano, com suas dores e alegrias, capacita o indivíduo, quando o assunto se refere ao termos sociais.

É possível efetuar um treinamento de habilidades sociais?

É possível treinar habilidades sociais observando os seguintes critérios: manter o respeito pelos próprios direitos e pelos direitos das outras pessoas; não produzir estresse desnecessário nos demais e apoiar-se na autorealização de cada pessoa; buscar a moderação dos próprios atos; aprender a diferenciar ações assertivas, não assertivas e agressivas. O comportamento assertivo é geralmente mais adequado e gera mais reforçadores do que os outros estilos de comportamento, o que aumenta as possibilidades de que o indivíduo se expresse livremente e lhe dá chances de conseguir o que se propõe sem prejudicar a si próprio e aos outros. Sendo agressivo, ele geraria aversão nos outros, tornando-se alvo de crítica e rejeição. Sendo não-assertivo não conseguiria o que quer ou se submeteria à vontade alheia, perdendo o respeito pelos próprios direitos. Sendo assertivo, o indivíduo teria a sua motivação aumentada para continuar o desenvolvimento de suas habilidades sociais.

As mudanças acontecem e é comum sentir-se perdido e ansioso diante das dúvidas, questionamentos e interrogações inerentes  aos momentos que as mudanças provocam.

Qual é seu nível de ansiedade diante de situações problemáticas?

(*) psicóloga clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por