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• 13% dos carros têm ABS, no Brasil. O freio ABS é melhor que o freio convencional porque ele evita que as rodas travem em uma freada brusca

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 17/12/2022 às 04:12
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• 13% dos carros têm ABS, no Brasil. O freio ABS é melhor que o freio convencional porque ele evita que as rodas travem em uma freada brusca e permite que o motorista continue no controle do carro, segundo Juan Carlos Horta Gutiérrez, professor de Engenharia Mecânica, da UFMG e especialista em segurança veicular. O ABS - Antilock Braking System, "Sistema de Freio Antitravamento" - é um sistema que controla freios comuns. Deparando-se, de repente, com um obstáculo no meio da rua, o instinto do motorista é apertar o pé no freio bruscamente. Nos carros sem ABS, isso faz com que o veículo, mesmo com as rodas paradas, comece a derrapar, arrastando-se sem o domínio do motorista. O ABS simula o comportamento de um motorista experiente, que pára aos poucos, fazendo com que as rodas não travem, aumentando a eficiência da direção. Quando freamos e conseguimos parar o carro normalmente, ocorre um fenômeno chamado atrito estático, entre os pneus e a pista. Esse atrito é maior que o cinético, que rola quando as rodas travam ao frearmos bruscamente. Assim, o carro pára depois de percorrer cerca de 45 metros. Em vez de pisar fundo, o recomendado para parar o carro é pisar e soltar continuamente o pedal. Desta forma, o veículo sofre diversas reduções de velocidade sem derrapar e é exatamente, o que o ABS faz, automaticamente. Em pista seca, o ABS pára o carro cerca de 32 metros depois da freada. Em pista molhada, a freada brusca não tem o mesmo efeit o atrito atuante nas rodas travadas é cinético, mas a água faz com que a intensidade do atrito seja menor, já que os pneus deslizam com facilidade sobre a superfície molhada. O carro só pára depois de cerca de 53 metros. Em pista molhada, mesmo com atrito menor, o ABS mantém sua eficiência. Nessa condição, um carro com o sistema pára cerca de 42,4 metros depois da freada, melhor do que o freio comum em pista seca. É importante lembrar que, para o ABS funcionar, tem que pisar fundo no pedal do freio. Sensores instalados nas rodas verificam cerca de 20 vezes por segundo a velocidade de rotação do pneu e a velocidade do carro. Quando a velocidade da roda cai muito em relação à do veículo, é um sinal de que houve uma freada brusca. Ao perceber isto, o sistema ABS controla o freio, liberando e contendo alternadamente a rotação da roda, sem deixá-la travar. Como esse "segura e deixa" é feito bombeando o fluido de freio, o motorista sente o pedal vibrar quando o ABS entra em ação.

• Zurique, na Suíça, é o melhor lugar do mundo para viver. Esta é a conclusão de uma pesquisa anual da Mercer, uma empresa de consultoria em recursos humanos, que avalia a diferença de qualidade de vida entre várias cidades do mundo. No ranking mundial, Zurique é seguida por Viena, Áustria, Genebra, Suíça, Vancouver, Canadá e Auckland, Nova Zelândia. Rio de Janeiro e São Paulo são as duas cidades brasileiras analisadas pela consultoria e, entre as 215 cidades listadas, ficam no 114° e 119° lugares, respectivamente. As duas aparecem mal no ranking, principalmente devido aos péssimos resultados no quesito segurança pública. A Mercer avalia 39 quesitos e a pontuação varia em relação a uma nota-padrão 100, que é dada sempre a Nova York. Assim, locais com nota maior que 100 têm qualidade de vida melhor do que a cidade americana e as que levam menos de 100 são piores.

• A exposição gradual às situações temidas diminui o temor e o medo que se sente destas situações.

• Segundo amostras clínicas, a fobia social acomete mais os homens do que as mulheres.

(*) psicóloga clínica

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