ARTICULISTAS

Embreagem curta

Ouvi, dia desses, a seguinte frase: Os que falam sem pensar, um dia aprendem a pensar...

João Eurípedes Sabino
forumarticulistas@hotmail.com
Publicado em 22/07/2016 às 21:57Atualizado em 16/12/2022 às 18:02
Compartilhar

Ouvi, dia desses, a seguinte frase: “Os que falam sem pensar, um dia aprendem a pensar sem falar.” Realmente, quem já vivenciou essa realidade ou a viu doer noutra pessoa, sabe que traz um doloroso processo de adaptação. Depois de muito opinar a esmo sobre tudo e todos sem se deter antes para pensar, um dia vem a acidez do silêncio, cobrando sua vez. Aí somem as palavras e quem falava sem pensar, pensa mais entes de falar.

Nossas palavras são o reflexo dos princípios sobre os quais forjamos o nosso caráter. Se as usamos bem, estamos refletindo o que de bom trazemos do berço. O contrário é inteiramente verdadeiro, ou seja, palavras vãs ou ofensivas sempre são articuladas por quem sabe pouco sobre o que seja um bom berço. Para esses, tanto faz o berço ser de madeira branca ou de lei. Tudo é madeira. Só que a madeira de lei é muito resistente e as outras podem ceder aos cupins e outros bichos.

Li recentemente que um rico senhor costumava, em arroubos, dizer: “quando eu vejo, já falei o que me veio à boca.” Antes de falar nunca refletia e suas palavras sempre causavam feridas. Era um carro com a embreagem curta. Passadas algumas décadas, o tal senhor cabisbaixo e mudo atravessava sempre a pé sua cidade sem que ninguém lhe arrancasse uma só palavra. E diziam os observadores: “Ele vive sempre calado e pensativo”. Finalizando aquela leitura conclui que o tal senhor da “embreagem curta”, já no ocaso da vida deve ter sido forçado a pensar sem falar, ou melhor, a vida suavizou os trancos da sua “embreagem”.

Não importa saber quando será o dia em que conseguiremos pensar mais e falar menos. Devemos, sim, perseguir essa conquista por toda a vida, já que ela é uma das formas de nos redimirmos diante dos excessos cometidos pelo uso da palavra sem o aval antecipado da faculdade de pensar.

Está certo quem disse um dia: “O melhor velocista do mundo não tem pernas para correr atrás de suas próprias palavras”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por