ARTICULISTAS

Consumo Consciente no Natal

As vitrines estão decoradas, mas o clima de festa não é o mesmo de outros anos. Com o bolso apertado, o consumidor...

Cláudia Feres
Publicado em 18/12/2015 às 08:57Atualizado em 16/12/2022 às 20:49
Compartilhar

Consumo Consciente no Natal

As vitrines estão decoradas, mas o clima de festa não é o mesmo de outros anos. Com o bolso apertado, o consumidor está mais cauteloso e o comércio sente o reflexo da crise. Com a queda no poder de compra, use a criatividade para presentear com menos gastos. Na esperança de aumentar os lucros, neste período de Natal, o fornecedor incrementa as suas vendas com promoções realizadas pelo comércio. As compras acima de um determinado valor dão direito ao consumidor de concorrer a sorteios de carros, viagens, crédito para gastar com compras, entre outros. É preciso avaliar se compensa gastar mais do que pode só para participar desses sorteios. Resistir a essas estratégias de marketing, quando não se pode consumir mais do que pode suportar financeiramente, é uma atitude inteligente. Fazer compras às pressas é muito perigoso para o seu bolso. É preciso tomar muito cuidado com os preços, condições de pagamento dos produtos para não se arrepender depois, nem se endividar e ficar inadimplente. Lembre-se de que parte do décimo terceiro deve ser reservada para os pagamentos que se acumulam nos primeiros meses do ano, como o IPTU, IPVA e o material escolar, por exemplo. Programe-se agora e aproveite melhor todo o ano de 2016.

Cláudia Feres Garcia

Professora Universitária

Chefe do Contencioso da Fundação Procon Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por