REGINALDO BALEIA LEITE

Las Vegas e Uberaba se assemelham no quesito reparo de bueiro

Uma pessoa trabalhando e um monte olha

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 25/11/2023 às 10:10Atualizado em 25/11/2023 às 10:11
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A programação da etapa de Las Vegas se iniciou com muitas reclamações dos pilotos em relação à lista de compromissos publicitários que eles são obrigados a participar antes dos dias de atividades na pista. Hamilton foi o único a defender os promotores.

  Codau. As atividades na pista também não começaram muito bem, já que, aos dez minutos do TL 1, a Ferrari 55 sofreu uma pane depois de passar numa tampa de bueiro solta e esta ainda vitimou a Alpine de Ocon. A direção acionou a bandeira vermelha e demorou muito para divulgar o fato. Posteriormente, cancelou as atividades desse primeiro treino. Ruim para quem acordou de madrugada para ver os treinos do primeiro dia.

  Rombo. Após o cancelamento do primeiro treino, a organização realizou uma inspeção em todos os bueiros no circuito e essa medida causou um bom atraso na programação. Por questões de segurança, os organizadores gentilmente convidaram o público presente a se retirar. Vimos então uma cena inusitada, os seguranças retirando todos os presentes nas arquibancadas e demais áreas. Essa medida já provocou uma ação coletiva onde se pede uma indenização de R$ 145 mil por cada um dos 35 mil espectadores impedidos de ver o final dos trabalhos de sexta-feira.  Fora aqueles que vieram de longe e exigem cobertura desses gastos.

 Quem paga. As equipes de Sainz Jr. e Ocon consertaram os carros para o TL 2, porém Sainz Jr. foi prejudicado com punição de troca de peças extras para o grid da corrida. E ainda não foi divulgado como essas equipes serão ressarcidas dos gastos extras não provocados por elas ou seus integrantes, para não influírem no teto de gastos dessas equipes. Numa situação equivalente num passado recente, o seguro dos organizadores cobriram esses gastos.

   TL 2. Após um bom atraso, o TL 2 foi concluído com a dupla vermelha na frente. A ordem foi: Leclerc, Sainz Jr, Alonso, Perez, Bottas, Verstappen, Hulkenberg, Stroll, Lewis e Albon completando os dez melhores. Para espanto de quase todos, a Mc Laren não foi bem.

  Qualy. No sábado, a programação foi realizada com sucesso. Já o resultado da classificação mostrou algumas surpresas, como a dupla dos vermelhos conquistando a primeira fila. Leclerc na pole e Sainz Jr em segundo. Porém, Sainz Jr teria de largar no décimo segundo posto devido à ingrata punição do bueiro solto. Uma decisão polêmica e injusta. Segundo a rádio paddock, foi realizada uma votação entre as equipes para não penalizar as vítimas do bueiro, e uma equipe votou contra a não punição de Sainz Jr. e Ocon. Aquela da estrela.

 Max foi o terceiro, porém foi conduzido ao segundo posto. Russell e Ocon ocuparam a segunda fila e a grande surpresa foi a terceira fila, composta pelas Williams, Albon e Sargent. Na quarta fila, outra surpresa: Bottas e Magnussen. Alonso e Lewis fecharam os dez melhores após a punição do hispânico. Perez conseguiu apenas o décimo primeiro posto, por um erro de estratégia da equipe, que o mandou muito cedo para sua volta rápida.

  Sucesso. O GP dos sonhos da dona da F1, Liberty Media, que começou lotado de problemas, viveu um domingo de sucesso. Corrida boa, cheia de incertezas e com o resultado indefinido até o final. E ainda com um ótimo público, além de dezenas de celebridades. Com números animadores como previam os organizadores.

  Duelos. Max venceu novamente porém, desta feita, sem aquela tranquilidade habitual desta temporada. Sim, vimos disputa pela ponta entre Max e Leclerc e também de Leclerc com Perez. Houve diversas disputas entre todos os competidores. O destaque ficou para Leclerc, que liderou um bom tempo e foi superado pelas Red Bull com uma recuperação surpresa do posto segundo nos instantes finais da corrida.

  Conturbado. Após a largada, vimos Max forçar na freada da primeira curva e espalhar para fora do traçado, empurrando o carro 16 ainda mais para a parte externa. Max assumiu a ponta seguido de Leclerc, com Russell perto. Ainda nessa primeira curva, houve muitas rodadas seguidas de batidas da turma que vinha atrás dos ponteiros. E de cara foi acionado o Safety Car virtual. Alonso, Bottas, Perez e Sainz Jr foram as principais vítimas.

 Todos eles, com exceção de Sainz Jr., foram ao Box e colocaram pneus duros. Já na terceira volta, após um acidente forte com Norris, foi acionado o Safety Car normal. Sainz Jr. e Stroll aproveitaram e colocaram os compostos duros e, com a presença do carro de segurança, o grid se juntou, diminuindo o prejuízo dos que pararam.

  Sina. Todos os pilotos que largaram da segunda e terceira fila não terminaram bem colocados. Russell, de terceiro no grid, finalizou em oitavo, após uma punição por ter tocado em Max. Gasly, que largou ao lado de Russell na P4, finalizou apenas em décimo primeiro. Albon e Sargent, os surpreendentes ocupantes da terceira fila, terminaram em décimo segundo e décimo sexto, respectivamente.

 Bottas e Magnussen, os ocupantes da também surpreendente quarta fila, finalizaram mal; Bottas décimo sétimo e Magnussen terceiro. Já Alonso largou e finalizou em nono. Lewis largou de décimo e terminou no sétimo. Ele foi um dos que foram para trás após o entrevero da primeira curva.

  Oposto. O segundo Safety Car salvou aqueles que pararam na primeira e terceira volta. Destes, Perez foi o que obteve o melhor resultado. Parou na primeira volta e finalizou em terceiro e por  muito pouco não foi segundo. Stroll largou da penúltima posição (19) e conseguiu finalizar em quinto, sua melhor apresentação nesta temporada.

Sainz Jr., após a penalização,  largou do décimo segundo posto e foi outra vítima do enrosco da primeira curva, caindo para as últimas posições. Colocou pneus duros na terceira volta e conseguiu finalizar em sexto. Não citei o quarto colocado da corrida, Ocon, pois este não fez parte dessa turma beneficiada pelos Safety Car. Ocon largou apenas do décimo sétimo lugar e, habilmente, após uma ótima gestão de pneus e desobedecer à uma ordem da equipe, finalizou como o melhor daqueles que não tinham uma Red Bull ou Ferrari para pilotar.

  Outro. Max Verstappen foi outro que se deu bem com o segundo Safety Car. Leclerc realizou uma boa gestão dos pneus ao conseguir alongar seu primeiro set de pneus. Depois de três voltas após ter feito sua troca, foi acionado o carro de segurança, quando este tinha uma boa vantagem sobre Max. Essa vantagem foi anulada após a relargada e Max foi implacável com aqueles que estavam à sua frente.

 *No fim, vimos a décima oitava vitória dele numa temporada, se igualou a Vettel, 53 vitórias, e ainda quebrou mais um recorde que perdurava desde 1963, que era de Jim Clark. Após liderar 29 voltas em Las Vegas, Max alcançou a porcentagem de 75% de liderança em uma temporada. O recorde de Jim Clark era de 72% em 1963. Os números do holandês nesta temporada surpreendem e devem perdurar por muito tempo. Leclerc foi eleito o piloto do dia pela votação do site oficial. Particularmente, penso que Piastri deveria dividir com ele esse prêmio.

 Ultimamente, a turma da transmissão da Band tem falhado nos comentários. Max Wilson até conseguiu consertar algumas falhas dos companheiros, porém também não percebeu que a troca de pneus de Piastri no final era obrigatória, quando citavam que não sabiam ou entendiam o porquê do ocorrido. Apesar dos aparatos técnicos que tem a disposição. Fred Sabino, nos bastidores, é quem normalmente salva a turma dessas falhas, mas desta vez não deu o ar da graça. Por outro lado, o trabalho da equipe da Band dá um show na sua cobertura da F1, F2 e F3. Categorias que não tínhamos antes de a Band assumir. E ainda temos a Stock Car, mundial de Moto Cross, Super Bike e outras.

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