REGINALDO LEITE

GP de Monza - Uma eufórica invasão vermelha

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 08/09/2023 às 11:21
Compartilhar
No pódio, Sainz Jr. levanta seu troféu para a galera vermelha (Foto/Reprodução)

No pódio, Sainz Jr. levanta seu troféu para a galera vermelha (Foto/Reprodução)

Monza é uma das poucas pistas a estar presente no calendário desde o início da F1 e é também a casa dos fervorosos Tifosi. O vermelho tomou conta de todos os espaços do autódromo, e estes foram dormir felizes no sábado após a Ferrari 55 de Sainz Jr. conquistar a pole. Max enfim viu a posição de honra lhe escapar ao final da classificação.

Aplausos. Sainz Jr. fez um ótimo fim de semana, andando bem em todos os treinos. Todos os aficionados da F1 sabiam que a pole não tinha muita relevância, as Red Bull em ritmo de corrida são superiores; e ainda não apareceu nenhuma equipe nesta temporada para desbancar este domínio.

Variando. Dependendo do tipo de circuito, temos uma alternância entre Aston Martin, Mercedes e Ferrari andando bem; essa ordem se inverte ou altera, de circuito para circuito. Porém nenhuma delas conseguiu ainda superar a dupla Max / RB19 em condição de corrida. Max venceu, com Perez em segundo. Sainz Jr. finalizou em terceiro, para alegria do mar vermelho que invadiu a pista.

Demorou. Verstappen demorou 15 voltas para ultrapassar Sainz Jr. e só conseguiu após notar o quanto o hispânico sofria com o desgaste de seus pneus traseiros. Max, sabiamente, induziu o oponente a um erro na freada para a primeira perna da chicane, para completar a ultrapassagem. Se meu HD pessoal já desgastado não estiver enganado, sendo essa a maior demora de Max para superar um oponente à sua frente nesta temporada.

Rádio. No início da etapa, o holandês relatou ao seu engenheiro que o bólido vermelho era muito rápido nas retas e foi aconselhado por ele a ter paciência e esperar o momento adequado devido ao consumo de pneus do carro de Maranello. Após ultrapassar, vimos a diferença entre os ponteiros ir ampliando e aí foi conservar seus pneus e não abusar.

Números. Após vencer a etapa italiana, Verstappen acumula 145 pontos de vantagem para seu próximo oponente, Perez, e ainda quebrou o recorde de vitórias consecutivas numa temporada, 10. Esta foi a sua 27ª vitória desde o início da temporada passada. Como ainda faltam 8 etapas para o fim do campeonato, certamente novos recordes serão igualados ou batidos. Max soma 47 conquistas até agora; se vencer mais 5, supera Alain Prost em número de vitórias. E, vencendo 6 das restantes, iguala o número de Vettel.

Como na história um piloto nunca venceu todas as etapas de um campeonato, imagino que o máximo que ele irá conseguir é equiparar-se a Vettel ou superá-lo por uma vitória. Uma hora a zebra apronta. É praticamente uma regra, ou sina. E a torcida para isso é grande, principalmente a dos fãs de Hamilton.

Perez. O final de semana não começou bem para o mexicano. Rodou no TL2 e teve que trocar sua UP para a corrida após a classificação. Porém, na prova, conseguiu o segundo posto, largando em quinto. Primeiro superou Russell, com facilidade. Após as trocas de pneus, o mexicano se viu próximo das duas Ferraris e logo ultrapassou Leclerc sem muita oposição. Mas, com Sainz Jr., a situação foi diferente. Os dois travaram uma ótima disputa. No final, prevaleceu a superioridade do carro taurino, culminando com a sexta dobradinha da equipe nesta temporada. Um recorde na equipe.

Sainz Jr. O piloto do carro 55, além de conquistar a pole, fez uma ótima corrida no quintal de casa de sua equipe, sua melhor apresentação nesta temporada. O hispânico lutou bravamente com Perez e com seu companheiro de equipe. A P3 foi o melhor resultado possível. Abocanhou o troféu de melhor do resto, ou seja, melhor posição com um carro que não pertence à equipe taurina.

Leclerc. O queridinho dos Tifosi ficou o fim de semana inteiro atrás do companheiro de equipe, o que não acontece normalmente. Declarou, após a classificação, que copiou o acerto de Sainz Jr. para conseguir a terceira posição no grid de largada. Apesar de se esforçar muito, não conseguiu superar o companheiro de equipe. Esta foi a primeira vez que a Ferrari conseguiu posicionar seus dois carros entre os quatro primeiros nesta temporada.

Russell. Conseguiu a quarta posição na classificação, finalizando a etapa em quinto. Inteligentemente, não ofereceu oposição ao ataque de Perez, já que não tinha equipamento para isso e fez sua corrida. Finalizou mais de 23 segundos atrás do vencedor e com boa vantagem para seu próximo perseguidor.

Hamilton. O inglês mais experiente do time alemão conseguiu se classificar em oitavo e finalizou na sexta posição, apesar de ter recebido uma punição de cinco segundos. A punição foi por tocar em Piastri. As chances do australiano de pontuar acabaram após esse entrevero. Anteriormente, nos treinos, Hamilton já havia atrapalhado o novato da McLaren.

Albon. Da pior equipe no início da temporada à Williams, aos poucos vem superando isso, principalmente em pistas de alta velocidade. Albon é o piloto do momento no pelotão do fundo. Largou em sexto e finalizou em sétimo, ao ser superado por Hamilton. Incrivelmente, conseguiu manter as McLaren atrás no primeiro terço da etapa.

Norris. A McLaren foi bem no segundo treino, com Norris em segundo e Piastri em quarto. Já no sábado, a situação piorou muito. No TL3, Piastri fez o 14º tempo e Norris o 17º. Já na classificação se redimiram um pouco, com Piastri em sétimo e Norris em nono. Norris finalizou na oitava posição com Alonso no encalço.

Alonso. Após o segundo posto da etapa anterior, muitos esperavam que a Aston Martin tivesse reencontrado a performance do início da temporada. O hispânico se classificou na última posição do Q3 e finalizou em nono. É a saga do trio, Mercedes, Ferrari e Aston Martin. Vão do céu ao inferno, dependendo do tipo de circuito. A McLaren vem se esforçando para ingressar nessa turma. Na próxima etapa, a Ferrari, que foi muito bem em Monza, vai sofrer.

Bottas. O finlandês fechou o top dez depois de ter largado na 14ª posição. A Alfa Romeo estava sem pontuar desde a oitava etapa, GP do Canadá, e ocupa a penúltima posição na tabela dos construtores, a um ponto da Haas. Tem 10 pontos, sendo seis com Bottas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por