REGINALDO LEITE

De volta à pista

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 25/02/2024 às 11:51Atualizado em 25/02/2024 às 11:51
Compartilhar
Em duas ocasiões os treinos foram suspensos por esse bueiro (Foo/Reprodução)

Em duas ocasiões os treinos foram suspensos por esse bueiro (Foo/Reprodução)

A categoria rainha retornou às pistas para os treinos de pré-temporada. E novamente o palco é o circuito barenita (Sakhir). Já o longo e doloroso jejum de corridas termina em dois de março. Todas as equipes já apresentaram seus carros para aquela que será a maior temporada de todos os tempos com 24 etapas. Vale ressaltar que dia 02 é num sábado. O dia 03 é um feriado religioso no Bahrein. Na Arábia Saudita, a corrida será num sábado novamente.

Firulas. Como acontece sempre, esse longo intervalo sem corridas é recheado de notícias sem nexo. Essa é a fórmula que a mídia especializada usa para manter o interesse dos aficionados. Porém, uma notícia bombástica abalou e mexeu com a categoria e boa parte dos fãs, neste intervalo.

Bomba. Sendo noticiada uma transferência de Lewis Hamilton para a Ferrari na próxima temporada. A princípio, ninguém acreditou muito, logo depois sites e canais de credibilidade confirmaram a notícia. Posteriormente, a Ferrari e Lewis oficializaram a bomba.

Pouco tempo depois veio a notícia de que Christian Horner estava sendo investigado pela Red Bull, por conduta inadequada com uma colega de trabalho. Um escândalo já apelidado de Horner Gate. Apesar da pressão da Liberty Media F1 e da Ford, Horner segue na função até agora. A Ford será a fornecedora de unidades de potência da Red Bull a partir de 2026.

Pré-temporada

Primeiro dia. Esse dia de treinos viu algumas novidades não reveladas na apresentação oficial dos carros no início do mês. O exemplo de maior expressão foi a asa dianteira dos alemães. Que a FIA declarou temporariamente como dentro das regras, apesar de protestos de alguns chefes de equipes.

Dominante. A equipe taurina dominou esse dia com Max no comando da nova RB20, para desespero do resto das equipes da F1. Sendo um dos carros que fizeram maior quilometragem e quase sem falhas, e ainda anotou um tempo muito superior aos rivais.

Um novo canhão. Enquanto boa parte das equipes copiaram as linhas da RB19, Newey e seus comandos fizeram um novo carro adotando novas soluções e até uma da Mercedes do ano passado. Demonstrando que está novamente um passo à frente dos demais. Max colocou 1s140 à frente de Norris, o segundo do dia, seguido de Sainz Jr. Que ficou com 1s240 de Max. Ricciardo e Gasly completaram os cinco melhores.

Segundo dia. No segundo dia da pré-temporada, a Ferrari voltou a ser Ferrari. Novamente um dos seus carros foi danificado por um bueiro e a vítima desta feita foi Leclerc, que teve danos em seus carros e causou uma bandeira vermelha. Incrível a saga de imprevistos dos italianos.

Porém, ao final do dia, foi a Ferrari de Sainz Jr. que realizou o melhor tempo do dia. Com 1:29.921, um tempo muito superior ao de Max do dia anterior (1s4 à frente). A Red Bull teve Perez no comando que finalizou em segundo e percorreu 128 voltas, mesmo enfrentando problemas no início do dia. Lewis Hamilton foi o terceiro, ficando a 1s145 de Sainz Jr. Um desempenho muito superior ao de Russell no dia anterior. Norris e Ricciardo completaram os cinco melhores.

Salada. A ex-Minardi, Toro Rosso e Alfa Tauri, e agora denominada Visa Cash App RB Formula One Team, vem demonstrando desempenho consistente nos dois primeiros dias. O longo nome é abreviado pela maioria apenas como RB.

Terceiro dia. A Ferrari voltou a dominar o último dia da pré-temporada. Desta feita com Leclerc. Max passou boa parte do dia na frente. O novo carro da equipe taurina herdou uma ótima característica do carro do ano passado. Ao consumir pouca borracha dos pneus italianos. No final, Max finalizou na quarta posição.

A grande surpresa do dia veio nos momentos finais com Zhou, com a Sauber, assumindo o terceiro posto na classificação final. Russell também, ao final, surpreendeu com o segundo posto. Tsunoda fechou em quinto, estes com pneus macios e Albon em sexto, sendo o piloto que percorreu a maior quilometragem do dia. Já que Sargeant não treinou hoje. 

Aparentemente. Ao final dos trabalhos nos três dias, podemos concluir que o inovador carro dos taurinos veio para dominar novamente. Fato demonstrado nas simulações de corrida. O carro italiano demonstrou ser veloz e bem melhor no trato dos pneus em relação ao ano passado. A Mercedes também tem um carro melhor que o antecessor. A McLaren é  uma grande incógnita. Veio bem no início para depois sofrer com defeitos e desempenho baixo. Ainda assim tem carro para se dar bem. Norris foi o melhor da equipe.

*A verdade sobre o que realmente são esses carros de 2024 só veremos no próximo sábado, dia da corrida inicial de 2024. Nos treinos de pré-temporada sempre acontecem situações que não correspondem à realidade. Sendo assim, no dia 02 de março, saberemos quem escondeu desempenho e quem blefou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por