REGINALDO LEITE

#16 - GP do Japão - Red Bull garante o campeonato

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 29/09/2023 às 10:10Atualizado em 27/10/2023 às 09:17
Compartilhar
A largada do GP do Japão foi acirrada (Foto/Divulgação)

A largada do GP do Japão foi acirrada (Foto/Divulgação)

"A dupla RB19/Verstappen dominou a etapa japonesa. Com a vitória de Max Verstappen, a equipe taurina se consagrou campeã do mundial de construtores de 2023. Max não deu chances à concorrência desde os treinos preliminares, liderando todos, com exceção do Q2, onde optou por não usar um jogo de pneus novos no final dessa fase de classificação. No Q3, ele demonstrou toda sua garra, registrando um tempo de 1m: 28seg. 877, mais de meio segundo à frente do segundo colocado. Piastri ficou em segundo lugar, em uma pista que nunca havia pilotado antes. Norris terminou em terceiro, seguido por Leclerc e Perez nas cinco primeiras posições.

Massacre. A superioridade de Max em Suzuka massacrou as esperanças de nove dos dez chefes de equipe, que após Singapura esperavam que as novas diretrizes técnicas da FIA teriam prejudicado o desempenho do carro taurino. Max conquistou a pole, realizou a melhor volta e venceu de ponta a ponta. Assim, conquistando todos os pontos possíveis para esse GP. 

A única exceção foi sua largada, onde Norris, que partiu da segunda fila, quase superou o piloto holandês. No entanto, Max se impôs na terceira curva e venceu sem ameaças dos demais, abrindo uma vantagem de quase vinte segundos na bandeirada final. Norris foi o segundo, seguido por Piastri em terceiro, Leclerc e Hamilton, completando o top cinco.

Red Bull. A equipe austríaca viveu um dia de festa na etapa japonesa ao se tornar campeã mundial pela sexta vez. Em dezesseis etapas de 2023, eles venceram quinze. No entanto, no box ao lado de Max, Sergio Perez teve um péssimo dia de corrida, onde tudo deu errado para ele. E ainda foi penalizado com quatro pontos na carteira de piloto ao final.

McLaren. A equipe de Woking conseguiu colocar seus dois carros no pódio, sendo a melhor do resto no sábado e no domingo. É incrível a reação dessa equipe neste ano. Começou o campeonato com um dos piores carros do grid e, a partir do GP do Canadá, iniciou uma ascensão rara na F1 atual. Atualmente, ocupa a quinta posição no mundial de construtores. 
Piastri conquistou seu primeiro pódio em uma corrida oficial. Na Bélgica, já havia alcançado o segundo lugar, mas na Sprint. Pelos resultados, ele parece gostar de pistas seletivas, como Bélgica e Japão, as preferidas da maioria dos pilotos talentosos. Interlagos e Silverstone também estão na lista. Há tempos um estreante não pontuava em sua primeira temporada.

Ferrari. Os carros vermelhos impressionaram nos treinos de sexta-feira, mas no sábado, a McLaren mostrou sua força. Leclerc foi o melhor no Q2, o que animou os tifosi. Na fase final da classificação, a realidade foi diferente. Leclerc ficou em P4 e Sainz Jr. em sexto. Terminaram a etapa nessa ordem. A Ferrari trouxe um novo assoalho, que, segundo os fãs de Sainz Jr., foi destinado apenas ao monegasco. Dessa vez, ao contrário das duas últimas etapas, o espanhol teve que ajudar o companheiro como parte do jogo de equipe.

Mercedes. A equipe alemã enfrentou algumas dificuldades nesse traçado. Seus carros não se adaptaram bem às curvas de alta de Suzuka, que não são poucas. Lewis conseguiu a sétima posição na classificação, e Russell ficou em oitavo. Além disso, o clima entre os dois pilotos da equipe não estava bom, pois andaram se estranhando na corrida. Lewis chegou a colocar o carro 63 para fora do traçado. Logo depois, pelo rádio, Russell perguntou: 'Com quem estamos competindo, com os outros ou entre nós?'.

Desde o início, a disputa entre eles foi intensa. Russell dividiu a chicane com o companheiro e conseguiu ultrapassá-lo, mas perdeu a posição na reta seguinte. Em outra situação, quando eram pressionados por Sainz Jr. na parte final, houve uma conversa acirrada dos pilotos com a equipe. O piloto do carro 63 chegou a mencionar a tática de Sainz Jr. na etapa anterior. No final da conversa, Russell ouviu aquela mensagem que todos os pilotos detestam: 'Abra caminho para o companheiro passar'. Naquele momento, quando os pilotos se aproximaram no fim da prova, Russell permitiu que o carro de Lewis passasse sem nem olhar para o lado do adversário. Nas entrevistas, os dois afirmaram que estava tudo normal.

A final. A RB 19 e Verstappen não têm oponentes neste ano, Singapura foi apenas um hiato na trajetória vitoriosa da dupla e eles têm boas chances de vencer todas as etapas restantes. Embora Russell e sua Mercedes capenga de 2022 tenham vencido em Interlagos. Max pode se tornar campeão na próxima etapa no Catar, já na corrida Sprint. Basta fazer três pontos a mais que Perez. Seus mecânicos pediram para ele não fazer isso no sábado, mas sim no domingo, para que a festa fosse completa. No sábado, a comemoração teria que ser breve, pois eles teriam que trabalhar no domingo.

Imagine. Em um devaneio, pense neste campeonato sem a equipe Red Bull. Teríamos um campeonato disputado e cheio de alternativas, com diferentes vencedores em cada pista. A Aston Martin começou bem o ano e depois caiu de rendimento. A Mercedes melhorou muito após abandonar o conceito Zero Side e seria líder devido à qualidade de sua dupla de pilotos e à falta de erros grosseiros como os da Ferrari. 

*A Ferrari é outra que varia seus resultados de acordo com a pista, e melhorou muito após as férias de verão. Ela foi a única a quebrar a série de vitórias dos taurinos. Seria a vice-líder, com chances de melhorar sua posição até o fim da temporada. 

*A equipe papaia, McLaren, é a que tem se mostrado melhor depois dos taurinos na fase atual. Porém, seu péssimo início de temporada os mantém longe da ponta; mas ainda com chances de desbancar a Aston Martin até o fim do ano. A Aston Martin tem Alonso como grande pontuador, 174 contra 47 de Stroll. Sofrendo mais que as outras por esta deficiência."

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por