REGINALDO LEITE

#11 - GP da Hungria - Enfileirando recordes

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 28/07/2023 às 09:02Atualizado em 04/08/2023 às 09:49
Compartilhar

Entusiasmado Lando Norris quebrou o troféu de Verstappen na comemoração no pódio (Foto/Reprodução)

Entusiasmado Lando Norris quebrou o troféu de Verstappen na comemoração no pódio (Foto/Reprodução)

A F1 realizou mais uma etapa no já quase tradicional circuito de Hungaroring, que estreou em 1986. O fato de conseguir realizar uma etapa da F1 em um país onde a influência da antiga União Soviética ainda imperava foi um dos grandes feitos empresariais da era Bernie Ecclestone.

Kartódromo. Mesmo sendo uma pista que, desde sua inauguração, é um tanto estreita para os F1 atuais, ela continua firme no calendário. Apesar de ter passado por várias pequenas mudanças no traçado desde a inauguração, ela continua ruim no quesito fluência de corrida. O circuito tem contrato firmado com a F1 até 2030.

Novidade. A grande novidade desta etapa para 2023 foi o novo formato promovido pela Pirelli, com aval dos homens que mandam fora das pistas, tradicionais em todos os esportes, para a classificação, onde todos os carros deveriam usar os pneus de compostos duros para a primeira fase classificatória (Q1), os médios para a segunda (Q2) e macios na fase final (Q3). Coincidência ou não, a RB19 de Max não conseguiu a pole e ainda não dominou nenhum dos treinos anteriores à classificação. Nesse formato, a Pirelli economizou o transporte de 160 jogos de pneus, fora que a incineração destes ajuda o meio ambiente.

Destravou. Após um longo jejum, Lewis Hamilton cravou uma pole na F1. Sua torcida, que não é pequena, ficou bastante animada, pois a pole neste traçado vale muito. Esta pole nos instantes finais desbancou Max para a segunda posição. A última pole de Lewis havia acontecido na Arábia Saudita em 2021. Com essa, ele atingiu o número de 104 poles.

Mancou. A euforia de Lewis e sua torcida apagou-se na largada, Max foi melhor e assumiu a ponta, assim como Piastri e Norris levaram a melhor em cima de Hamilton. A partir daí, vimos aquele enredo já tradicional de 2023. Max foi abrindo dos demais, ganhando mais uma e ainda cravou a melhor volta da etapa. Porém, a pole não foi dele como vinha acontecendo ultimamente.

Recorde. Com essa vitória, Max emplacou sua sétima seguida neste ano e a equipe Red Bull quebrou o recorde de 11 vitórias seguidas da McLaren de 1988, contando com a etapa de Abu Dhabi do ano passado. O holandês segue sem adversários neste campeonato de 2023.

Os normais. Exceto Verstappen, a vitória na F1 "normal" foi de Lando Norris. Na segunda posição veio Perez que, desta feita, conseguiu chegar no Q3 da classificação. Hamilton foi o terceiro nesse campeonato imaginário. Piastri em quarto e Russell veio na sequência, após largar de um incômodo décimo oitavo lugar, por erro de sua equipe. A Mercedes também teve seus momentos de Ferrari.

Como sempre. A equipe vermelha continua sua saga. Estratégias erradas, serviço de Box falho e por aí vai. Terminar etapa com seus dois carros atrás de Russell, que largou do último lugar da penúltima fila, foi uma senhora proeza numa pista que lhe era favorável teoricamente. Leclerc e Sainz Jr. finalizaram na P7 e P8 na tabela oficial.

Marcha ré. A equipe Aston Martin continua firme e forte no propósito de voltar a ser uma equipe do meio do grid. Essa pista era o lugar ideal para voltar a frequentar o pódio. Se antes batia com facilidade Mercedes e Ferrari, agora não consegue chegar nem perto destas e ainda tem que assistir à McLaren destronar todos depois da Red Bull, assim como ela fazia no início do ano. Alonso foi nono e Stroll fechou o top dez.

Falta um pelinho. Oscar Piastri largou em quarto, após a primeira curva já era segundo e ocupou esta posição por um bom tempo, até que sua própria equipe lhe aplicou um undercut com Norris. O australiano é muito rápido, porém ainda lhe falta ritmo de corrida durante uma corrida inteira. Situação que certamente se modificará após adquirir mais experiência. Para ajudar, a McLaren é a grande revelação do momento.

The Best. Neste final de semana, a F1 se apresenta na lendária e adorada pista de SPA-Francorchamps. É o circuito mais desafiador do calendário para os pilotos. Na opinião dos pilotos e da grande maioria do público, esse é o traçado queridinho de todos, sem desmerecer algumas outras poucas, também únicas. Localizado na cidade de Spa, conta com sete mil metros de extensão. É um dos de maior extensão. Seu relevo diverso conjugado com curvas de alta é um desafio para aqueles que têm pouca pressão no pedal da direita.

Tabela do GP da Bélgica (Foto/Tabela)

Tabela do GP da Bélgica (Foto/Tabela)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por