FALANDO SÉRIO

Politicamente realizado, Marcos Montes agora irá se dedicar ao agronegócio

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 03/01/2023 às 19:51Atualizado em 04/01/2023 às 20:24
Compartilhar

Ex-ministro foi prefeito duas vezes e deputado federal de três mandatos (Foto/Clauber Cleber Caetano/PR)

Ex-ministro foi prefeito duas vezes e deputado federal de três mandatos (Foto/Clauber Cleber Caetano/PR)

Marcos Montes se desculpou com o seu sucessor no Ministério da Agricultura por não ter comparecido à sua posse, em que foi representado pelo ex-secretário-executivo do MAPA Márcio Eli, também de Uberaba.

Justificativa
“Tenho ótimas relações com Fávaro (senador Carlos) e falei com ele. Eu havia chegado a Uberaba no dia 30 para passar a virada do ano com a família” – justificou o ex-ministro, afirmando que “ele (Fávaro) entendeu”.

Nada a ver
E também  assegurou que não houve nenhuma recomendação no governo anterior para que os ex-ministros não comparecessem às posses dos seus substitutos. “Eu e Fávaro nos reunimos algumas vezes para conversarmos sobre o ministério e o agro” – frisou.

Consultoria
Marcos Montes vai continuar trabalhando em Brasília. Depois de janeiro em gozo de férias, ele abrirá escritório na capital federal para prestar consultoria a empresas ligadas ao agronegócio. 

Fora do páreo
Para a disputa de cargo eletivo, o ex-ministro já se sente um aposentado, depois de vencer 5 (duas para prefeito e três para deputado federal) das 6 eleições que disputou (a sexta, como vice de Anastasia, “do que me sinto honrado”, em 2018). “Trajetória que me permite despedir com honra e gratidão das disputas eleitorais, e ainda com o privilégio de encerrar minha vida pública como ministro de Estado” – destacou.

Trajetória
Médico da UFTM e ex-atleta do Independente AC, em 1993 Marcos Montes foi convidado pelo prefeito Luiz Guaritá para a Secretaria de Esportes. Aceitou e ainda passou pela Cohagra. Venceu as eleições de 1996 e 2000 para a Prefeitura, virou secretário de Estado de Esportes no Governo Aécio, em 2004, e depois se elegeu três vezes consecutivas para a Câmara Federal. É dele o recorde de percentual de votos válidos em eleição para chefe do Executivo.

Aelton fica
Quem também permanecerá em Brasília é Aelton Freitas. Vai trabalhar como autônomo em “diferentes frentes”. E nem de longe pensa em encerrar a carreira política. “Se tiver chance, volto a ser deputado e espero o apoio de Uberaba e Iturama para isso”.

No jogo
Aelton não faz mistério. Irá participar das eleições municipais de 2024 em Uberaba, como apoiador “do candidato certo, e fazendo o possível para ganhar a disputa”.

Cauteloso
Franco Cartafina não fala sobre a sucessão municipal. Diz, neste momento, estar focado no encerramento do seu mandato e na liberação de uns R$ 10 milhões em emendas para Uberaba. Segundo ele, quase R$ 200 mil estão empenhados para um campeonato amador.

Contas
Ainda este mês, possivelmente, Franco distribuirá aos uberabenses um balanço do seu mandato iniciado em 2019. Nele figuram inclusive obras que ainda não foram executadas pela Prefeitura.

Sem previsão
Aposentado no topo de carreira como delegado da Polícia Civil, Heli Grilo diz não fazer previsão sobre  o seu futuro, mas ter “o desejo de continuar trabalhando por Uberaba e região como fiz ao longo de 45 anos de vida pública, como policial e como político”.

Imbróglio
Está difícil encontrar uma explicação: Uberaba tem lei em vigor determinando o formato da cobrança da “taxa” de resíduos sólidos (por metragem do terreno) e, agora, um decreto criando “tarifa” e cobrança com base no consumo de água.

Jammal aguarda justificativas da Prefeitura (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Jammal aguarda justificativas da Prefeitura (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Quem banca

Para o vereador Jammal, que está questionando o contrato da Prefeitura com o Convale, “alguém precisa explicar o que aconteceria se a inadimplência da tarifa de resíduos estourasse em algum município”.

Hospital
Lembra Jammal o que acontece com o Hospital Regional, do qual a SMS paga as contas e recebe pouca compensação de municípios que se servem do estabelecimento.

Ambulatório
SMS instalará a Unidade de Referência em Atendimento LGBTQIAP+ no Centro de Atenção Integrada em Saúde, na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, ratificou a secretaria nesta terça-feira. 

Inconveniente
Confirmação da criação do atendimento especializado ao segmento já este mês é ótima notícia, mas o local nem tanto. Há vários inconvenientes. Um olhar mais crítico sobre as características e os objetivos do projeto veria que a assistência inédita, e que será referência no Estado, certamente, merece ter o seu próprio espaço ao invés de ficar espremida entre outros serviços prestados há anos pela rede.

Descartado
O Ambulatório LGBTQIAP funcionará das 7h às 17h. Ele tinha instalação programada para o prédio onde funcionava o Cendhi (imediações do HR), até ocorrer a interdição da UPA do Mirante. O local está sendo preparado para ser ponto de apoio (nada estratégico) da UPA São Benedito.

Dor de cabeça
Donos de postos de gasolina podem ter dor de cabeça com o reajuste de preços praticado nas bombas no início da semana. Depois de o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinar à Secretaria Nacional do Consumidor que investigue o motivo, o Procon também tomou a iniciativa em Uberaba.

Precipitados
Apostando que Lula não concederia a desoneração de tributos dada por Bolsonaro, empresariado aproveitou a virada do ano pra virar também os preços. E não abaixaram mesmo com a divulgação do ato de Lula renovando a desoneração. Em Uberaba, o Procon cobra explicação de cada um.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por