FALANDO SÉRIO

Confederação Nacional dos Municípios diz que piso gera impacto bilionário

Wellington Cardoso
François Ramos
Publicado em 29/01/2022 às 07:11Atualizado em 19/12/2022 às 00:22
Compartilhar

François Ramos – Redator Interino

Aqui não

Todas as concessões para exploração mineral em terras indígenas em Tucuruí, no Pará, foram anuladas pelo Tribunal Regional Federal. Decisão ainda proibiu a Agência Nacional de Mineração (ANM) de conceder novas autorizações para qualquer forma de exploração de minério na região que abrange as terras indígenas Parakanã, Trocará e outras próximas.

Pois é...

O desembargador federal Souza Prudente atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) de anular as concessões de exploração de minério. Aliás, como bem destaca a ação, toda atividade de exploração de minério em terras indígenas é ilegal. Logo, outras ilicitudes acompanham a situação, como a ausência de licenciamento ambiental e a consulta prévia, livre e informada das comunidades indígenas e tradicionais ocupantes das áreas e da proximidade.

Bronca

Apesar de acordo celebrado junto à Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Defesa Social no final do governo Paulo Piau, a prometida intervenção na esquina da avenida Pedro Salomão com a rua José Oscar de Castro ainda não aconteceu. O intenso fluxo de caminhões continua a provocar danos na calçada do condomínio que fica no local.

Demora

Na oportunidade do acordo, a rede atacadista pagou ao condomínio os danos provocados pelos caminhões que utilizavam o trecho para acessarem a área de descarga da empresa. Até então, a calçada já havia sido destruída em pelo menos três oportunidades.

Então...

A rede atacadista também promoveu adequações no acesso ao seu estacionamento para que os caminhões fizessem o acesso pela avenida Santos Dumont. Por outro lado, a Secretaria de Defesa Social faria os estudos para o estreitamento do acesso à rua José Oscar de Castro na esquina com a Pedro Salomão de forma a evitar o acesso por caminhões. Contudo, até a presente data, nenhuma medida foi tomada pelo Município e a calçada está novamente destruída.

Risco de morte

Preocupa mais ainda o fato de que o local em que os caminhões sobem na calçada do condomínio fica rente à área de lazer frequentada especialmente por crianças e idosos. Nem mesmo os obstáculos de ferro introduzidos para proteger o espaço resistiram aos contínuos choques por caminhões. O risco de acontecer algo pior é evidente. Condomínio deverá encaminhar a situação para o Ministério Público nos próximos dias.

Milagre

Ano eleitoral é realmente época de muitas promessas e até algumas intervenções divinas. Até mesmo classes excluídas durante todo um governo podem receber um pouco de “carinho”. Magistério pode comemorar pelo menos uma boa notícia em 2022: o presidente Bolsonaro anunciou reajuste de 33,34% no piso salarial dos professores da Educação Básica.

Não gostei

Quem não gostou do “milagre” recebido em boas graças pelos professores foi a Confederação Nacional de Municípios-CNM. De acordo com a entidade, o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da Educação Básica vai causar um impacto de R$30,46 bilhões e deixar os municípios em difícil situação fiscal.

Aleluia

Agradar a todos não tem jeito, mas quem sabe as promessas que já fizeram muitos aniversários virem “milagres” também para os motoristas que trafegam pela avenida Filomena Cartafina. O acesso ao Distrito Industrial está completamente deteriorado. Chamar os buracos de crateras é uma ofensa para a Lua! A via é um pesadelo para os motoristas e trabalhadores que passam por ali diariamente. Será que neste momento em que Minas Gerais comemora um superávit de R$14,7 bilhões, Uberaba vai merecer atenção, ou nem mesmo a proximidade das eleições será capaz de sensibilizar as autoridades estaduais?

Homofobia

Pelo menos 140 transexuais e travestis foram assassinados em 2021 no Brasil. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), cerca de 81% das vítimas eram pessoas negras. Segundo a instituição, o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo.

Reflexão

Os números relativos aos homicídios que envolvem pessoas trans seguem a mesma tendência da realidade experimentada pelo brasileiro de forma geral. O Atlas da Violência 2021, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que em 2019 nada menos que 45.503 pessoas foram assassinadas no país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil conta com um índice de homicídios que é cinco vezes maior que a média global.

Recomendações

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, divulgou em seu site algumas orientações para o retorno presencial às aulas, que está previsto para o dia 9 de fevereiro. Entre elas o cuidado com a vacinação, higienização das mãos com álcool em gel, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. Resta saber como operacionalizar este último, com um único refeitório a ser partilhado pelos alunos, e no transporte coletivo que leva ao campus. Poucos ônibus fazem o itinerário e estão sempre lotados.

Luto

Uberaba perde mais uma de suas figuras ilustres. Empresário Luiz Antônio Costa, que deu projeção internacional à cidade com as suas Botinas Zebu, foi encontrado morto ontem, possivelmente vítima de infarto. Um de seus principais sucessos, a botina Zebu Jeans, tinha como garota-propaganda Angélica, esposa de Luciano Huck. A fábrica chegou a empregar mais de 1,3 mil trabalhadores em seu auge.

Em casa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai liberar a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil. A medida alcança apenas os testes de antígenos. Não vale para o teste RT-PCR. Contudo, antes da comercialização em farmácias ou estabelecimentos da área de Saúde, as empresas devem pedir autorização ao órgão. A expectativa é que em fevereiro ocorram as primeiras aprovações.

Difícil

Mesmo em tempos de crise e da pandemia, que afetam a construção civil, não está fácil conseguir locar uma caçamba de entulho em Uberaba. A espera pode facilmente chegar a três dias.

Frase

“Em ano eleitoral acontece um interessante fenômen os políticos lembram-se de tudo o que NÃO fizeram e o povo se esquece de tudo pelo que passou.” – Pierre Logan

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por