ALTERNATIVA

Saúde libera eletivas a partir desta quarta-feira

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 23/04/2024 às 21:42Atualizado em 25/04/2024 às 10:55
Compartilhar

Com um dia antes do prazo estabelecido no decreto que suspendeu as cirurgias eletivas, a secretaria Municipal de Saúde vai retomar os procedimentos a partir desta quarta-feira. De acordo com a secretária Valdilene Rocha, a situação que motivou a suspensão já está sob controle. A secretária negou, no entanto, que o gatilho para a medida tenha sido a mudança de protocolos nas UPAs, a partir da mudança de gestão. Com a Funepu, a inclusão de pacientes no sistema de regulação de leitos não era tão imediata quanto com a Sociedade Educacional Uberabense, o que, em tese, poderia ter acarretado um excesso de pacientes na fila por internação hospitalar. No entanto, Val confirmou que os ajustes nesse modus operandi já estão em curso. Da mesma forma, a desospitalização de pacientes passou a ser monitorada mais de perto pela equipe da SMS.

“FOI NECESSÁRIO”
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, Valdilene Rocha contou que antes de decidir pela suspensão das cirurgias eletivas na rede pública ela se reuniu com os prestadores de serviço do SUS para discutir os problemas que estavam ocorrendo. Havia muitos casos de doenças gastrointestinais severas, pneumonias e dengue que necessitavam de internação. Mais de 100 pacientes nas UPAs à espera de leito hospitalar e, caso não fossem transferidos, poderiam morrer. Como não houve consenso entre os prestadores de serviço, Val tomou a decisão que julgou mais prudente.

INCONFORMISMO
A secretária contou, também, que o Hospital de Clínicas sugeriu que fossem suspensas apenas as cirurgias nos demais hospitais de rede SUS. A secretária não concordou. No entanto, as cirurgias mais complexas, como as de próteses ortopédicas, assim como as oftalmológicas, cardíacas e oncológicas foram mantidas. Da mesma forma foram excluídas da suspensão as cirurgias programadas para crianças especiais. Mas cirurgias de hérnia, varizes, vesícula, laqueadura e bariátricas, por exemplo, foram atingidas pela medida.

COMO FICA?
Cada prestador de serviço ao SUS vai decidir como irá retomar as cirurgias eletivas. Segundo Val, ela conversou com um por um, na segunda-feira, traçando as estratégias dessa retomada. Alguns hospitais devem realizar mutirões, como por exemplo de vasectomia, para “aliviar” a fila de pacientes à espera do procedimento.

FORA DO RADAR
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, o líder do governo na Câmara, vereador Almir Silva, disse acreditar que num futuro próximo Uberaba precisará comprar leitos em outros municípios (citando Ribeirão Preto, por exemplo) para atender à demanda local. No entanto, a secretária Valdilene Rocha descartou completamente essa hipótese, sustentando que essa ideia não está no seu radar. Mas reconheceu que planejar a saúde para os próximos 20 anos é medida de urgência, sobretudo considerando a perspectiva de vinda de novas empresas e consequente aumento da demanda por atendimento de saúde.

NOVO P.S.
Por outro lado, a secretária revelou que já reivindicou a habilitação de mais um Pronto Socorro para atender pacientes do SUS em Uberaba. A ideia é destinar esse PS ao atendimento nas áreas de neurologia, traumatologia e vascular.

SÓ EM 2025
Depois de três anos de espera, a obra da UBS São Benedito finalmente está saindo da gaveta. Por que tanta demora? Segundo a secretária de Saúde, primeiro foi necessário regularizar a documentação do imóvel e, em seguida, elaborar os projetos e aprová-los na Vigilância Sanitária estadual. O valor estimado dessa obra é de R$ 2,4 milhões. Se tudo correr de acordo com o cronograma (o que nem sempre é possível  em obras do poder público), a UBS estará pronta em 2025, ou seja, 10 meses depois de dada a ordem de serviço para a empreiteira.

MUDANÇA NA FUNEPU
O dia na Saúde em Uberaba foi marcado, também, pela renúncia de Jesislei Rocha ao cargo de gestora da Funepu, depois de quatro anos de mandato. Jesislei foi peça fundamental na estruturação dos atendimentos nas UPAs,  ainda no governo Paulo Piau. Enfrentou o desafio de assumir o serviço, depois que a Pró-Saúde fez uma verdadeira “lambança” em Uberaba. Jesislei também exerceu papel relevante no enfrentamento da Covid, especialmente quando a pandemia atingiu em cheio nossa população. No ano passado, a Funepu deixou a gestão das UPAs, travando batalha judicial com o Município pela indenização aos prestadores de serviço, ainda sem solução. Ao deixar o cargo, Je disse estar muito feliz pela oportunidade de oferecer seu conhecimento, tempo e dedicação à Funepu, às UPAs e à população. “Missão cumprida”  - avaliou. A presidência interina está confiada a Paulo Roberto da Silva, então vice-presidente da fundação.

COMO ASSIM?
Ainda por falar em saúde, merece ser revista a publicação da  UFTM no seu instagram “uftmsocial” intitulada “informe público” sobre o atendimento no Hospital de Clínicas. Segundo a publicação, no período de 13 a 19 de abril, o HC recebeu apenas 28 pacientes em ortopedia e clínica cirúrgica. No entanto, os números checados junto à Secretaria municipal de Saúde pela coluna revelam que o número foi bem maior. Ao todo, no período, foram 196 pacientes  regulados para o HC. A coluna obteve os seguintes números, dia por dia. No dia 13 foram 26 autorizações de atendimento, sendo 12 de vaga 0; no dia 14, outros 22; no dia 15, mais 36, enquanto no dia 16 foram transferidos para o HC 20 pacientes, 11 dos quais com vaga 0. Já no dia 17 foram 28 pacientes transferidos para l´[a, e no dia 18, outros 29. Finalmente, no dia 19, foram levados para o HC 35 pacientes, dos quais 9 com vaga 0. Se de fato o HC só encontrou 28 pacientes, é de se perguntar onde foram parar os outros 168 pacientes, das diversas clínicas, como Ortopedia, UTI, obstetrícia etc?

RETROFIT PIONEIRO
Palácio São Luiz, mais conhecido por Palácio do Bispo, vai ser o primeiro prédio histórico de Uberaba a aderir ao retrofit. Projeto será apresentado nesta quarta-feira, e prevê a recuperação do Palácio e ocupação do seu entorno com a construção de salas comerciais modernas, aliando o histórico ao contemporâneo. A repaginação do imóvel é resultado de parceria entre a Curia Metropolitana e a Construtora Toubes, constituindo um passo importantíssimo para a revitalização do centro da cidade. Além do Palácio São Luiz, o novo centro comercial tem tudo para se tornar um novo atrativo para os consumidores e um point para happy hour. Parabéns à Construtora Toubes pela iniciativa, e à autora do projeto, jovem e antenada Carolina Palmério Toubes!

NOVO COMANDO
Jovem e competente empresário e publicitário Fernando Abdalla (foto) acaba de assumir a presidência do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberaba. Sucede no cargo a Fred Massom, que enfrentou com muita coragem os difíceis tempos de pandemia, com fechamento do comércio e do seu segmento. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por