ALTERNATIVA

Glauber deixa o PV e assume o Cidadania

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 07/03/2024 às 21:08Atualizado em 08/03/2024 às 21:40
Compartilhar

Acéfalo em Uberaba desde a eleição passada, o Cidadania acaba de passar ao comando de Glauber Fachinelli. O Cidadania está federado com o PSDB, ninho que acolheu o ex-prefeito Paulo Piau e seus apoiadores, dentre eles José Renato Gomes. Por isso, Glauber está mais à vontade nesse grupo do que estava no Partido Verde.

DECISÃO PESSOAL
Desde o ano passado que as relações entre as cúpulas do PT e do PCdoB vinham expondo publicamente uma certa hostilidade à presença de Glauber Fachinelli no comando do Partido Verde. Os três presidentes dos partidos federados nunca falaram a mesma língua. Além disso, recentemente o ex-prefeito Anderson Adauto, filiado ao PCdoB, falou abertamente que o PV de Uberaba era voz dissonante na federação. No entanto, partiu de Glauber a decisão de deixar o PV para assumir o Cidadania.

PROJETO INCONSISTENTE
Indagado se ele se sentiu de certa forma “expulso” do PV pelos outros partidos federados, Glauber disse que não. Segundo ele, o motivo da sua troca de sigla foi outro: a federação PT/PCdoB/PV só tem um plano A, que é a candidatura de Anderson Adauto a prefeito. Mas, Glauber avalia que esse projeto local não se sustenta. Além disso, ele argumenta que os pré-candidatos a vereadores estavam inseguros com a demora na definição da chapa e com a lentidão da federação em se posicionar. Glauber deixou o PV e levou com ele todo o grupo que estava no partido.

QUEM MAIS?
Alguns nomes ainda nãoe stão certos, mas já foram convidados para integrar a federação do Cidadania com PSDB, dentre os quais o ex-vereador Professor Godoi e a ex-secretária municipal de Educação Silvana Elias. Interessante é que na federação do PT/PCdoB e PV, os verdes poderiam lançar 4 candidatos a vereador. Já na federação Cidadania e PSDB, o partido de Glauber pode indicar até 7 candidatos na chapa de vereadores.

QUASE CERTO
Ao que tudo indica, o vereador Túlio Micheli deve assinar ficha de filiação no PSDB. Presidente do partido, Thiago Tiveron, disse que a ida do vereador para o ninho tucano está “99% certa”.

DE FORA
Já o ex-vereador Kaká Carneiro, o Kaká Se Liga, já não está mais nos planos do PSDB para disputa de cadeira na Câmara. Segundo Thiago Tiveron, os tucanos esperaram até o final de janeiro por uma resposta ao convite formulado a Kaká. E aí “viraram a página”.

DOIDÃO NO PÁREO
O ex-vereador Edmilson Doidão assinou ficha de filiação no PSDB e pode disputar cadeira na Câmara outra vez.

PRA VALER
A propósito, tanto Glauber quanto Tiveron garantem que a tríplice aliança entre Piau, Tony e Franco Cartafina está fluindo em perfeita sintonia. Definição sobre qual deles será o candidato do grupo deverá sair assim que a janela partidária se fechar, mas a pesquisa de intenção de votos não será a única ferramenta para avaliação das possibilidades de cada um deles. Não será surpresa, por exemplo, se pintar uma chapa Piau-Tony. Ou Franco-Tony ou vice-versa.

E O PASTOR?
Thiago Tiveron admitiu que tem conversado com o vereador Pastor Eloísio, mas não há nada definido ainda sobre filiação. Indagado sobre a dificuldade de composição entre as partes, já que Eloísio integra a base do governo Elisa na Câmara, Tiveron foi direto: “na janela partidária, o amor acaba. É reeleição ou admiração”.

MUITAS EMOÇÕES
Até o fechamento da janela partidária, ainda vamos viver muitas emoções causadas pela movimentação política em Uberaba. Alguns dirigentes partidários andam estressadíssimos nessa fase de filiações e formatação de chapas de candidatos. A propósito, tem partido político em Uberaba que pode mudar de mãos a qualquer momento, desfalcando o time de apoiadores de um dos pré-candidatos a prefeito. A movimentação está frenética nos bastidores!

SINAL DE ALERTA
Por falar nos arranjos partidários, o advogado Geovane Soares, especialista em direito eleitoral, acredita que a prefeita Elisa terá dificuldade em acomodar os pré-candidatos a vereadores nos 10 partidos da base de sustentação da sua campanha pela reeleição. São 220 nomes para encaixar. É muita gente para distribuir em apenas 10 partidos. Aliás, ele alerta para a necessidade de fazer uma distribuição inteligente dos pré-candidatos, para evitar que todos “morram abraçados na praia”, segundo palavras dele.

DE BOA
Servidor municipal que pretende disputar as eleições para vereador tem de se afastar do cargo 90 dias antes do pleito. Mas continuam recebendo normalmente seus salários. Já os ocupantes de cargos comissionados, como é o caso dos secretários municipais, terão de se desincompatibilizar seis meses antes da eleição, que será realizada no dia 6 de outubro. Isso significa que em 6 de abril o time da prefeita Elisa poderá sofrer alteração. Nesse caso, ao contrário dos servidores concursados, os comissionados perdem os salários.

SEM ESTRUTURA
Na avaliação do advogado Geovane Soares, a Justiça Eleitoral brasileira não tem estrutura para barrar a divulgação de conteúdo inadequado nas redes sociais, muito menos para controlar e monitorar o uso indevido da Inteligência Artificial na campanha. Ele acredita também que o TSE deveria ter discutido mais esse assunto com especialistas em tecnologia, para desenvolver mecanismos capazes de coibir, monitorar e punir quem pratica crime virtual. Mas, ao contrário, está transferindo para as plataformas a responsabilidade por proibir conteúdo ilegal.

SUCESSO
Esgotadas! Simmmmm! Inscrições para o Manhã com Elas, na ACIU, esgotaram na quarta-feira, garantindo lotação máxima do auditório para o evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher. Manhã com Elas chega à sua 5ª edição, com uma programação super interessante, começando com palestra da empreendedora Rosalina Vilela, que comanda a Erlan Foods, fabricante da deliciosa bala Erlan com sua irresistível cobertura de chocolate. Seu tema será “Empreendedorismo Sem Fronteiras: Celebrando a Diversidade no Mundo dos Negócios”. Logo depois, uma roda de conversa sobre a saúde da mulher, reunindo a ginecologista Mônica Giacometto, a dermatologista Juliana Misson Abrão e a endocrinologista Alcione Zanin Rodrigues da Cunha. A empresária e fundadora do Espaço Íntimo, Paula Misson, traz o tema “Intimamente - Desvendando a sexualidade feminina”. Tem mais:  “Você é o que você veste?” será o tema da consultora de Imagem e Estilo, Daniela Clemente, enquanto a Master Chef Rozana Caolli fará uma participação em vídeo com a “Receita Prática”. Para incrementar o evento, oito empresas vão participar da feira de negócios, expondo e comercializando seus produtos. Manhã com Elas tem a parceria da BPW Uberaba e do Sebrae.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por