ALTERNATIVA

Em tempos de ExpoZebu, preços triplicam em Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 29/04/2024 às 17:08Atualizado em 30/04/2024 às 22:30
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

PÁTIO LOTADO
Nada menos do que 70 aeronaves pernoitaram no aeroporto de Uberaba de sexta para sábado, dia da inauguração da Expozebu 2024. Ainda na tarde deste domingo o pátio do aeroporto mostrava uma grande quantidade de jatinhos perfilados. Mas o que chamou a atenção foi o avião da FAB em solo uberabense. 

POLITICANDO
No domingo, a prefeita Elisa almoçou em companhia do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra (foto abaixo). Política obviamente foi o “prato principal” no almoço.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

MÚSICA PARA OS OUVIDOS
Por falar no presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra dispensou o discurso escrito que trouxe de Brasília e preferiu “rasgar o verbo” no palanque da Expozebu. Reforçou que é preciso desestimular essa história de “abril vermelho”, ressaltando a necessidade de todos respeitarem princípios constitucionais, como o direito de propriedade. Lyra criticou, sem cerimônia, as ações diretas de inconstitucionalidade. Para ele, a ADIN é “um câncer” que precisa ser extirpado, porque tudo quanto há vira discussão no Supremo Tribunal Federal, especialmente questionando leis aprovadas no Congresso. Lyra defendeu que cada poder da República cumpra seu papel, deixando claro que faz coro com todos aqueles que veem o Judiciário legislando e passando por cima do Legislativo.

RESPEITO
A palavra mais ouvida nos pronunciamentos na inauguração da Expozebu 2024 foi “respeito”. Esteve presente em todos os discursos, começando pelo presidente Gabriel Garcia Cid e finalizando com o governador Romeu Zema. O deputado Arthur Lyra, por exemplo, disse que o Brasil é um país de diversidades e todos temos o dever de respeitar quem pensa diferente, assim como respeitar a Constituição Federal. Foi além, reforçando que o Brasil precisa de paz e de respeito. Assino embaixo.

AQUI NÃO!
Depois de cumprir uma maratona no Triângulo Mineiro na sexta-feira, o governador Romeu Zema terminou o dia na fazenda Agronelli, onde foi recebido pelo empresário Marco Túlio Paolinelli e esposa Rose. Lá ele ouviu atentamente as explicações de Paolinelli sobre recuperação de solo, construção de barraginhas e outros métodos de preservação do meio ambiente.  Zema pernoitou na fazenda, mas antes ajustou com o anfitrião para mandar técnicos do governo do Estado para conhecer os projetos ambientais desenvolvidos por Paolinelli.

PRIORIDADE
No palanque da Expozebu, Zema destacou que a Cemig irá construir 200 novas subestações de energia nos próximos seis anos. O governador reconheceu que hoje a Cemig tem sido um obstáculo ao desenvolvimento de Minas Gerais, pois não consegue atender à demanda energética de novos empreendimentos. Se não bastasse, as frequentes instabilidades no fornecimento vêm causando prejuízos ao setor produtivo nos mais diversos municípios mineiros. Uberaba não é exceção. Porém, Zema anunciou que o plano de expansão da Cemig vai priorizar o atendimento aos produtores rurais, que têm sido penalizados com as quedas constantes no fornecimento de energia.

QUE TAL UM CAFEZINHO?
Ministro Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, teve de rebolar diante de uma plateia visivelmente insatisfeita com o governo federal. Falou com muita cautela sobre temas sensíveis aos produtores rurais. Citou o nome do presidente Lula por 5 vezes, e de forma bastante discreta. Numa das oportunidades, Fávaro disse ter sido encarregado pelo Presidente da República de fazer convite aos pecuaristas José Olavo Borges Mendes e Jonas Barcellos, para um café em Brasília, visando colocar a prosa em dia. O problema é que na plateia estavam outros pecuaristas de escol e várias lideranças do agro, incluindo o presidente da ABCZ, que não foram incluídos no convite. Pegou mal...

APELO AO MINISTRO
Ao ministro Fávaro foram direcionados vários pleitos. O governador Zema, por exemplo, foi direto ao ponto ao defender o fim dos subsídios aos produtos agropecuários importados, como no caso do leite produzido pelos países do Mercosul. Lembrou que essa política protecionista aos produtos que vêm de fora está prejudicando muito o setor produtivo brasileiro, e atingindo em cheio os produtores de leite, especialmente os pequenos, que são maioria. Zema foi muito aplaudido pelos presentes.

VIRANDO A CHAVE
Por iniciativa do secretário Rui Ramos, o governador falou por videochamada com o empresário Arnaldo Santos Junior, timoneiro da Fardas Uniformes. Ouviu do seu interlocutor uma queixa de que não está conseguindo mão de obra para costurar os uniformes em Uberaba. Por essa razão, está recorrendo a cidades de Goiás e São Paulo. Zema ouviu atentamente e prometeu estudar uma forma de reverter essa situação, fomentando os empregos em Minas nessa área. Quem sabe o Trilhas do Futuro?

AH NEMMMM
Vereador Cabo Diego Fabiano estava indignado na cerimônia de abertura da Expozebu, sábado. Durante mais da metade da solenidade ele era o único vereador presente no palanque das autoridades, em meio a duas fileiras de cadeiras reservadas nominalmente para os nossos representantes no Legislativo municipal. Cadeiras ficaram vazias, enquanto muitos convidados permaneciam em pé. Depois de um certo tempo apareceram Marcos Jammal e Caio Godoi. Túlio Micheli, por sua vez, chegou cedo, mas ficou nas arquibancadas.

BEIJIM BEIJIM
Proximidade entre os pré-candidatos Samir Cecílio (PL) e Franco Cartafina (PP) não tem passado despercebida nos meios políticos. Primeiro sinal veio durante a visita do ex-presidente Bolsonaro a Uberaba. E agora, na abertura da Expozebu, os dois estavam bem próximos. Até posaram juntos para fotos, ao lado da presidente do PL em Uberaba, Elen Miziara. (foto abaixo)

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

QUE É ISSO, COMPANHEIRO?
Preços no Parque Fernando Costa estão assustando os visitantes, e desafiando um controle mais efetivo, inclusive do Procon. O rodízio saltou de cerca de 96 reais antes da Expozebu para R$ 240 por cabeça agora. Se ainda fosse churrasco das vacas vendidas por milhões de reais nos badalados leilões da temporada...

MÃO DE OBRA
De acordo com o novo presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Uberaba, Fernando Abdalla, essa inflação nos preços praticados pelo setor está diretamente relacionada à lei da oferta e procura. Mas um outro detalhe deve ser levado em consideração: a falta de mão de obra. Segundo Fernando, nessa época de Expozebu, os buffets chegam a pagar 250 reais por 6 horas de trabalho a um garçom, contra cerca de 80 reais pagos normalmente. Aí os proprietários de bares e restaurantes têm de rebolar para competir com os leilões de gado. Para o presidente do Sinhores, Uberaba precisa se estruturar melhor para os grandes eventos, e não apenas durante a Expozebu, pois em breve a cidade deverá ganhar um salto gigantesco com o turismo atraído pelo Geoparque.

MILÃO!
Não só o setor de alimentos está surfando na demanda alta durante a Expozebu. Os hotéis “vitaminaram” seus preços a ponto de um quarto simples de hotel igualmente simples ter custado R$ 1 mil a diária, paga por integrantes da comitiva do governador Romeu Zema. Socorro!

NEGOCIAÇÃO
Governo Elisa está em tratativas com redes hoteleiras em busca de investimentos nesse setor aqui em Uberaba. Com o incremento de turistas na esteira da divulgação internacional do geoparque, reforçar a oferta de hospedagem se tornou uma prioridade nesse momento.  

EM ESTUDO
Ex-deputado federal Narcio Rodrigues (PSB) pode disputar as eleições majoritárias em Frutal. Os rumores sobre sua possível candidatura a prefeito estão cada vez mais ruidosos...

Uberaba está exportando know how em parcerias Público Privadas. No domingo, em Ribeirão Preto, comitiva de Uberaba integrada pelo ex-prefeito Paulo Piau e seus ex-secretários Glauber Fachinelli e José Renato Gomes, firmaram parcerias nas áreas de energia solar, iluminação pública e destinação de resíduos sólidos urbanos, com aval do governador Tarcísio de Freitas (Foto/Divulgação)

Uberaba está exportando know how em parcerias Público Privadas. No domingo, em Ribeirão Preto, comitiva de Uberaba integrada pelo ex-prefeito Paulo Piau e seus ex-secretários Glauber Fachinelli e José Renato Gomes, firmaram parcerias nas áreas de energia solar, iluminação pública e destinação de resíduos sólidos urbanos, com aval do governador Tarcísio de Freitas (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por