ALTERNATIVA

Drogas e vandalismo são problemas no sistema de transporte

Lídia Prata
Publicado em 13/06/2019 às 06:40Atualizado em 17/12/2022 às 21:36
Compartilhar

É grave!

Movimentação de drogas ilícitas no Terminal Oeste do BRT tem dado dor de cabeça às autoridades de segurança e às empresas de transporte coletivo urbano. Foi o que revelou o presidente da Transube, André Campos, em entrevista à Rádio JM na manhã dessa quarta-feira. Segundo ele, a Guarda Municipal tem atuado para coibir a atuação dos traficantes, mas André Campos acredita que a gravidade e a extensão do problema já desafiam uma ação mais ampla, com engajamento da Polícia Militar também.

Vandalismo continua

Ainda segundo André Campos, os casos de vandalismo nas estações e terminais do BRT continuam desafiando ações mais enérgicas. Não bastassem as pichações, câmeras de segurança flagraram menor jogando chinelo para travar a porta de segurança de uma das estações da Guilherme Ferreira. Por ali passaram mais de 10 estudantes, sem pagar, graças à ação do “coleguinha do chinelo”. Por conta disso, as empresas vão adotar novo sistema de travamento, através do qual os ônibus só deixarão as estações quando as portas estiverem totalmente fechadas.

Até aborto

Parece inacreditável, mas há fotos para provar o fat até feto já foi retirado de vaso sanitário instalado em terminal do BRT. Ao ser desentupido, o feto foi retirado junto com seringas e outros apetrechos usados no “serviço”.

Grátis

No mês de maio, os ônibus urbanos transportaram nada menos do que 217.943 usuários com idade entre 60 e 64 anos. Já os usuários com 65 anos ou mais totalizaram 197.892 apenas no mês passado. Segundo André Campos, considerando idosos, estudantes e portadores de deficiência, a gratuidade no transporte coletivo urbano chega a 42%.

Susto

Prefeito Paulo Piau, secretários e servidores em geral levaram um baque com a notícia sobre o estado de saúde do presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques. Pessoa querida por todos, “professor”, como todos o chamam, está internado no Hospital Mário Palmério. Estamos todos unidos na torcida por sua recuperação.

Piau paz e amor

A fase de “paz e amor” entre Executivo e Legislativo ganha novos capítulos a cada dia. Depois da “lavação de roupa suja” a portas fechadas na segunda-feira, no dia seguinte o prefeito convidou e os vereadores estiveram em peso no gabinete para o anúncio das obras da Claricinda Rezende e outras.

Coincidência?

Durante a coletiva de imprensa para anúncio das obras, o prefeito deu a palavra a todos os vereadores presentes em seu gabinete. E aí foi uma verdadeira troca de afagos. O presidente da Câmara, Ismar Marão, por exemplo, reconheceu que depois da briga, na véspera, os vereadores estavam ali para prestigiar o evento. E arrematou: “Mas não foi nada combinado não”. Aliás, diz-se que prefeito é igual pai, enquanto vereador faz as vezes de avô. Enquanto o pai fica com os ônus da criação do filho, o avô só aparece nas horas boas...

Agora vai?

Por falar no pacote de obras, algumas quebras de tabus estão incluídas nele. É o caso da canalização do córrego do Barro Preto, uma cobrança da comunidade que se arrasta há décadas e agora finalmente teve a ordem de serviço assinada. Outra é a obra do entorno da Av. Claricinda, cobrada várias vezes pelo JM. Depois dos arrochos financeiros (dívida do Estado e também situação econômica do Brasil), enfim a Prefeitura conseguiu recursos para urbanizar o local. E o melhor de tudo, Piau já pediu - em tom de exigência – que a contratação de mão de obra seja em Uberaba, bem como a locação de equipamentos e qualquer terceirização necessária. Tá certinho!

Tempo certo

No anúncio do pacote de obras, o prefeito falou em prazos para conclusão de cada uma delas. Está tudo registrado em contrato também. Espera-se, porém, que desta vez esses prazos sejam cumpridos à risca, ao contrário do que tem acontecido com as outras obras contratadas pela Prefeitura. Sem atrasos, sem prorrogações: é o que se espera. Marcação cerrada sobre as empreiteiras. Afinal, contrato é lei entre as partes, inclusive no quesito prazo para conclusão dos serviços.

Mão na massa

Mesmo em tempos bicudos como os que temos vivenciado no país, é preciso reconhecer – com isenção – que Uberaba tem se saído muito melhor do que a maioria das cidades brasileiras. Hoje, por exemplo, será inaugurada a 13ª escola construída nos últimos seis anos.

Correndo atrás

Prefeito Paulo Piau e a secretária Silvana Elias passaram a quarta-feira em Brasília, cobrando mais uma vez a liberação de recursos para a construção de outras três escolas, cujas obras estão paradas. Essas escolas vão contemplar o Copacabana, Recreio dos Bandeirantes e Antônia Cândido. A tática é não dar um minuto de sossego ao Governo Federal!

Cupido JM

Promoção do Dia dos Namorados da Rádio JM registrou um volume extraordinário de participantes. Lançada no dia 3, todos os dias a promoção distribuiu vários prêmios aos ouvintes, culminando ontem com o anel de ouro e diamantes oferecido pela Joalheria Cardoso, grande parceira nossa. Sucesso total. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por