REPRESENTATIVIDADE

Reitora da UFTM é eleita vice-presidente de fórum que reúne instituições em MG

Tito Teixeira
Publicado em 21/03/2024 às 19:55Atualizado em 22/03/2024 às 09:27
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marinalva Vieira Barbosa, foi escolhida como vice-presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes-MG). A eleição para escolha da diretoria da entidade ocorreu em Lavras, no Sul de Minas Gerais.

O reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, foi eleito presidente, enquanto Cleber Ávila Barbosa, reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSMG), foi eleito segundo vice-presidente. O professor Demetrius, já vice-presidente do Foripes, permanecerá no cargo até o início de 2025.

Segundo Demetrius, nesse período, ele planeja fortalecer o trabalho da gestão anterior, visando melhorar o relacionamento com os representantes políticos de Minas Gerais para destacar a importância da Educação Superior pública, gratuita e de qualidade no estado.

O Foripes foi criado em 2003 com a finalidade de congregar as instituições públicas de Ensino Superior do estado de Minas Gerais, que atualmente é a segunda unidade da federação em número de estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais no ensino público.

Recentemente, o Foripes se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). No encontro, diversas questões relacionadas ao orçamento das universidades foram tratadas. Entre essas questões estão a proposta da Andifes de recomposição de 2,5 bilhões para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a falta de assistência estudantil, a escassez de verbas para expansão, a ausência de contratação de técnicos, o que tem contribuído para um aumento na presença de funcionários terceirizados e, consequentemente, uma maior alocação de recursos para a folha de pagamento.

Também foi discutido o apoio para a aprovação de um projeto de lei que possa impactar positivamente no aporte e na recomposição financeira das Ifes em Minas Gerais, seja através de uma porcentagem sobre impostos ou sobre o Produto Interno Bruto (PIB), seguindo o exemplo das instituições paulistas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por