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PJe 2.0 será implantado em todas as comarcas a partir de 7 de maio

Thassiana Macedo
Publicado em 27/04/2018 às 23:28Atualizado em 16/12/2022 às 04:26
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A partir do dia 7 de maio, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) passará a adotar a versão 2.0 do sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe) nas comarcas onde ele já está implantado, como é o caso de Uberaba, por exemplo. A mudança mais perceptível ocorreu na forma como são apresentadas as informações processuais.

Atualmente, na comarca de Uberaba a movimentação de todas as classes processuais de natureza cível e cartas precatórias de ordem cíveis, ainda que tramitem em Vara Criminal, na Justiça comum, já é feita na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas Cíveis, e na 1ª, 2ª e 3ª Varas de Família e Sucessões, desde março de 2016. Na Vara Empresarial, de Execuções Fiscais e de Registros Públicos a tramitação de novos processos de execuções fiscais tem movimentação exclusivamente pelo sistema PJe desde 1º de janeiro de 2018.

A adoção da nova versão representa um novo passo na implantação do PJe no Tribunal mineiro. Segundo o desembargador Wilson Benevides, superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, a nova versão foi desenhada para melhorar a usabilidade do sistema, com maior automatização das funções, o que resultará em menos cliques para efetivar os comandos necessários para utilização do sistema. Nessa versão, as peças processuais e movimentações são apresentadas de imediato, logo após o acesso ao processo digital. As demais informações, como histórico de audiências, expedientes, etc., estão agrupadas em um menu lateral de fácil acesso.

Entre as principais novidades do PJe 2.0 estão o novo painel do magistrado e dos servidores, remodelação dos autos digitais, nova tela de login do sistema, melhorias de usabilidade, novo layout e correção dos erros detectados por advogados, magistrados e servidores, durante a fase de adaptação e utilização do sistema eletrônico em todo o Estado.

Uma novidade é a funcionalidade “Lembrete”, que permite inserir avisos que realçam alguma informação. Essas notificações podem ser criadas tanto nos processos quanto nos documentos, possibilitando definir o período de exibição e o destinatário, por exemplo, um servidor ou magistrado específico ou todos os integrantes da secretaria ou gabinete.

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