CINCO DIAS

Paciente denuncia falta de medicamento para HIV na rede pública

Rafaella Massa
Publicado em 05/04/2024 às 10:00Atualizado em 05/04/2024 às 21:44
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Denunciante pontua que mora na zona rural de Uberaba e precisa vir a pé para a cidade em busca do remédio (Foto/Divulgação)

Denunciante pontua que mora na zona rural de Uberaba e precisa vir a pé para a cidade em busca do remédio (Foto/Divulgação)

Paciente diagnosticado com HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) denuncia falta de medicamento no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) para o tratamento da Aids. Segundo o denunciante, ele está sem o medicamento há cinco dias e tem medo de que a falta do remédio cause reações negativas.

Ao Jornal da Manhã o denunciante pontua que mora na zona rural de Uberaba e precisa vir a pé para a cidade em busca do remédio. A viagem foi infrutífera, pois ao chegar na unidade de saúde foi informado que o medicamento Nevirapina 200mg está em falta.

“A gente liga lá, o telefone não atende. Fui até lá e perdi a pernada. Eu não moro na cidade, moro na zona rural. Eu liguei na Secretaria da Saúde e me falaram que não estavam sabendo do caso. E ninguém dá uma posição para a gente. Eles não falam se vai chegar amanhã, ninguém dá previsão, ninguém fala nada. Ontem, eu passei mal”, relata o paciente.

O denunciante conta que se consultou com o seu médico, que também é da saúde pública, para conferir até quando ele poderia ficar sem a medicação, mas até o momento não houve retorno.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que a Prefeitura está ciente do desabastecimento do medicamento, que está em falta desde o dia 1º de abril devido ao atraso na entrega por parte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

“Ressaltamos que todos os prazos de solicitação de ressuprimento da Unidade Dispensadora de Medicamentos do Serviço de Atenção Especializada UDM/SAE Ampliado foram cumpridos no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) em tempo hábil”, alega.

A pasta ainda aponta que aguarda posicionamento da SES-MG e se coloca à disposição para possíveis esclarecimentos. “Orientações foram repassadas pela SMS ao paciente para que ele não fique sem a medicação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do CTA, (34) 3333-7787, que está funcionando normalmente”, finaliza. 

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