DENÚNCIA

Ônibus voltam a ficar superlotados e deixam alunos do IFTM pra trás

Em nota, a Superintendência de Transporte Coletivo afirma que está em alinhamento com o IFTM para solução da situação, mas não especificou qual

Publicado em 11/03/2024 às 09:23Atualizado em 11/03/2024 às 09:30
Compartilhar

Alunos se queixam de veículos lotados, que têm deixado gente para trás (Foto/Reprodução)

Alunos se queixam de veículos lotados, que têm deixado gente para trás (Foto/Reprodução)

Linha do transporte coletivo que atende alunos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) volta a ser alvo de denúncia. Como acontece habitualmente no início do ano letivo, alunos se queixam de veículos lotados, que têm deixado gente para trás, inclusive. Vídeo enviado à reportagem do Jornal da Manhã ainda mostra que alguns alunos ficam em pé próximo à porta do coletivo, ao arrepio da legislação. Questionada, a Superintendência de Transporte Coletivo afirma que está em tratativas com o instituto há cerca de dez dias que mudanças estão previstas.

Esta não é a primeira vez que os alunos e usuários do transporte coletivo se queixam de ônibus lotados no atendimento à linha do IFTM. Em 2022, por exemplo, a Prefeitura precisou reforçar a frota, disponibilizando mais horários para os alunos. À época, seriam dez veículos ao todo, entre 6h20 e 7h30, para o deslocamento de 700 alunos.

Vídeos compartilhados com o Jornal da Manhã neste final de semana mostram vários alunos aguardando o veículo que atende a linha 13 - IFTM, sendo que muitos são deixados para trás, por falta de espaço. Outros se arriscam e embarcam, ficando em pé próximo à porta do veículo. Transportar excesso de passageiros é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, estando sujeito a multa.

A reportagem do Jornal da Manhã voltou a acionar a Prefeitura de Uberaba sobre o assunto, tendo em vista a recorrência da reclamação. Em nota, a Superintendência de Transporte Coletivo afirma estar "empenhada em garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados. No Terminal Univerde, contamos com fiscais disponíveis em todos os horários de partida para monitorar a ocupação dos veículos e realizar pesquisas visuais, visando assegurar a segurança e o conforto de todos os passageiros. Quanto à linha 13 - IFTM, estamos cientes das reclamações e já estamos trabalhando em soluções para melhorar o serviço e atender às necessidades da comunidade. Ações estão sendo desencadeadas no campus em conjunto com a coordenação do Instituto, ha cerca de 10 dias. Em caso de dúvidas ou sugestões, ligue 3318-0409 e 3318-0408, ou converse com um dos fiscais presentes no Terminal", diz a nota enviada ao JM.

Imagem dos passageiros à espera do ônibus no Terminal Oeste/Univerdecidade na manhã desta segunda-feira, enviada ao Jornal da Manhã por equipe da Secretaria de Defesa Social (Foto/Divulgação)

Imagem dos passageiros à espera do ônibus no Terminal Oeste/Univerdecidade na manhã desta segunda-feira, enviada ao Jornal da Manhã por equipe da Secretaria de Defesa Social (Foto/Divulgação)

Informações adicionais repassadas ao Jornal da Manhã apontam que os níveis de lotação dos ônibus, no entanto, estão dentro do permitido, mas não foi confirmada a quantidade de alunos transportados em cada veículo nem como essa fiscalização é feita. 

Atualmente, são sete horários que atendem o IFTM pela manhã, das 6h20 às 7h50, partindo do Terminal Oeste/Univerdecidade. Do Terminal Beija-Flor para o IFTM também tem uma linha, às 6h35; e do Manoel Mendes há duas, às 6h45 e 6h55. Na sexta-feira (8), foi acrescentado horário do Distrito, às 6h40, como teste. A partir do resultado positivo, o horário também deve ser efetivado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por