SOLSTÍCIO

Noite de quarta foi a mais longa do ano em Uberaba; veja a previsão do tempo

Daniela Miranda
Publicado em 21/06/2023 às 18:05Atualizado em 21/06/2023 às 22:29
Compartilhar
Céu à noite (Foto/Ilustrativa/Pinterest)

Céu à noite (Foto/Ilustrativa/Pinterest)

Nesta quarta-feira (21), às 11h58 no horário de Brasília, teve início o inverno no Brasil, com o fenômeno do Solstício de Inverno. Esse período é caracterizado pela noite mais longa do ano, devido à posição da Terra em relação ao sol. Em entrevista ao Jornal da Manhã, a climatologista e professora Alcione Wagner explicou que essa condição ocorre devido ao movimento de translação da Terra e à inclinação do seu eixo de rotação. "Esses fatores fazem com que a luz solar seja distribuída de forma desigual entre os hemisférios, e o solstício é o momento em que essa desigualdade atinge seu limite", esclareceu.

Segundo a climatologista, para o inverno de 2023, o principal ator climático que deverá predominar é o fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Pacífico Equatorial. "Esse fenômeno influencia a temperatura, as chuvas e a circulação dos ventos, uma vez que o calor do oceano é transferido para a atmosfera. A expectativa é que o El Niño seja mais presente no Hemisfério Sul no final do inverno", ressaltou Alcione.

Quanto às previsões para Uberaba e região durante o inverno de 2023 (jun/jul/ago), os prognósticos são os seguintes:
- Volume total de precipitação: espera-se uma média entre 50mm e 100mm durante o trimestre.
- Umidade relativa do ar: a média prevista varia de 50% a 80%.
- Temperatura máxima: as temperaturas máximas devem ficar entre 26ºC e 30ºC.
- Temperatura mínima: espera-se que as mínimas fiquem entre 12ºC e 16ºC.

Em relação ao mês de julho, Alcione destacou que é prevista a passagem de duas frentes frias, com temperatura e pluviosidade dentro da média histórica, especialmente durante a passagem dessas frentes. "A umidade do ar será baixa nesse período. Na segunda quinzena, espera-se que as temperaturas se elevem", infomou a climatologista.

Para o mês de agosto, a tendência é de chuvas dentro da média histórica, com baixo volume, característico desse período. Além disso, as temperaturas devem estar ligeiramente acima da média, com aumento de 1ºC a 2ºC.

Já em setembro, o fenômeno El Niño estará mais presente no Brasil, contribuindo para temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e chuvas dentro da média histórica.

Com base nessas informações, os moradores de Uberaba e região podem se preparar para um inverno com variações nas condições climáticas, como chuvas dentro da média e temperaturas que oscilam entre valores típicos da estação. É importante estar atento às atualizações meteorológicas e tomar as devidas precauções conforme as condições apresentadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por