CHANCELA

MP e Prefeitura já organizam regras para novos investimentos em Peirópolis, após a chancela

Rafaella Massa
Publicado em 25/12/2023 às 19:15
Compartilhar
Peirópolis receberá mudanças para acolher visitantes (Foto/Reprodução) ( )

Peirópolis receberá mudanças para acolher visitantes (Foto/Reprodução) ( )

Uberaba aguarda, em 2024, a chancela que colocará o Geoparque Terra de Gigantes no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável. Com isso, o território deve atrair a atenção de turistas e, consequentemente, de investidores voltados para o lazer. Devido a esse processo natural de reconhecimento, novas regras de preservação ambiental do território devem ser estabelecidas. 

Segundo o promotor de justiça, Carlos Valera, já houve procura por parte do município de forma preventiva. "O regramento de utilização do local é feito pelo próprio município, através do zoneamento. Ele determina o que pode e o que não pode. Mas nós, de forma preventiva, já nos reunimos com a prefeitura, com diversas secretarias, inclusive com a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas), porque há uma expectativa não só de turistas lá, mas também de empreendimentos", explica. 

O promotor também esclarece que, além de acompanhar o regramento, a promotoria também acompanha os trabalhos de melhoria realizados pela prefeitura no local, como a duplicação da via e a melhoria da estrutura, além do que ainda deve ser feito. "Eu acredito que aquela parte, digamos assim, mais histórica, com certeza, ficará mais preservada, e haverá um anel viário que contornará essas áreas. Nós também temos toda essa cautela, e já há um procedimento no qual estamos acompanhando essas discussões junto ao município e à Codau", finaliza. 

O projeto referente ao Geoparque Uberaba será submetido à apreciação do Conselho Consultivo da Unesco em fevereiro de 2024. Confirmado o aval do grupo, a certificação será formalizada em assembleia na conferência anual da Unesco em abril de 2024. 

Se aprovada a inclusão de Uberaba na lista de geoparques mundiais, este será o único território em Minas Gerais com reconhecimento internacional. Em todo o Brasil, já existem cinco geoparques reconhecidos: Araripe, Seridó, Caminhos dos Cânions do Sul, Caçapava do Sul e Quarta Colônia. Ao todo, existem 176 Geoparques em 46 países. 

O projeto venceu a primeira etapa para receber a chancela da Unesco e teve sua candidatura aceita pelo conselho global de geoparques da Unesco em setembro, durante evento realizado em Marrakech, no Marrocos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por