COMPROMETIMENTO FITOSSANITÁRIO

Meio Ambiente suprime 28 palmeiras deterioradas na avenida Fernando Costa

Rafaella Massa
Publicado em 23/02/2024 às 12:27Atualizado em 23/02/2024 às 12:28
Compartilhar
Palmeiras tinham comprometimento fitossanitário (Foto/Leitora JM)

Palmeiras tinham comprometimento fitossanitário (Foto/Leitora JM)

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) retirou palmeiras com comprometimento fitossanitário na avenida Fernando Costa. No local, mais de 28 plantas foram removidas. A pasta afirma que, em breve, outras 30 mudas da espécie devem ser replantadas, bem como outros tipos de plantas, como parte do projeto de paisagismo da via. 

Segundo a secretaria, as palmeiras suprimidas são da espécie Cariota, que tem um ciclo de vida de até 15 anos. Após esse período, a palmeira apresenta ressecamento de folhas e o caule "morre", explica a Semam.  

Além disso, a planta possui uma toxina alergênica, de modo que sua supressão na via urbana é de extrema importância. Para a retirada, a Secretaria de Meio Ambiente afirma que foi feito um estudo. "Já está em andamento o plantio de outras palmeiras, assim como o paisagismo na Fernando Costa", diz a nota. 

O titular da pasta, Edno Silveira, conta que foram suprimidas 28 palmeiras cariocas e murtas. "Serão plantadas 30 mudas de palmeiras, 15 Dracenas vermelhas e 250 m² de grama esmeralda", antecipa. 

Dados da Secretaria do Meio Ambiente informam que de janeiro a agosto de 2023 foram plantadas 530 árvores em praças e avenidas. No mesmo período, outras 2.090 espécies ornamentais para paisagismo foram plantadas pela prefeitura em áreas públicas, totalizando 3.150 plantios. 

Ainda em janeiro deste ano, a pasta precisou suprimir uma árvore da espécie paineira, no Parque das Barrigudas, devido à infestação de praga. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por