É PRIMAVERA!

Meio Ambiente programa atividades de educação ambiental no mês da Primavera

Publicado em 01/09/2023 às 18:33
Compartilhar
Ações de concientização acontecem a partir desta segunda-feira (4) (Foto/Divulgação)

Ações de concientização acontecem a partir desta segunda-feira (4) (Foto/Divulgação)

Setembro é o mês da Primavera, mas também marca outras datas ambientalmente importantes. Buscando alinhar teoria à prática, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) vai promover diversas atividades lúdicas de educação ambiental, com ações que envolvem, principalmente, as crianças, no sentido de realmente vivenciarem o desenvolvimento das plantas, preservação e cuidados com a natureza. 

“Por meio das informações recebidas, os alunos multiplicam as boas práticas e a conscientização preservacionista trazida pela vivência na escola. É conhecendo que desenvolvemos o sentimento de pertencimento nas pessoas", explicou a chefe da Seção de Educação Ambiental da Semam, Victória Caroline Silva das Virtudes.  

Serão realizadas duas edições do Projeto Ciclo das Mudas com alunos do 5º ano, das escolas municipais Monteiro Lobato, no dia 4, e Norma Sueli Borges, no dia 18, sempre a partir das 8h30. Os técnicos apresentam todo o ciclo, desde o plantio da semente e sua evolução, até o final do seu ciclo biológico. Na ocasião, as crianças têm oportunidade de manusear a terra, plantar e aprender os cuidados necessários para cada espécie e fase da planta. Posteriormente, existe um acompanhamento da Secretaria quanto à evolução dessas plantas junto às escolas. 

Estão programadas, ainda, palestras e gincanas com alunos dos Grupos de Liderança das escolas municipais Santa Maria e Professora Stella Chaves, nos dias 5 e 11.  De acordo com Victória, as atividades serão alusivas às datas comemorativas dentro do mês, como o Dia do Biólogo (dia 3) e sua importância para o Meio Ambiente. Outro assunto será o Cerrado (dia 11), que é o bioma onde está inserida Uberaba, as suas características e a Fauna (dia 22) encontrada aqui, quais animais representam esse ecossistema, e a necessidade de preservar.   

Dois exemplos dessa riquíssima fauna do Cerrado são a capivara e o lobo-guará, que estarão sendo abordados com os alunos do Colégio Diocesano, no dia 15, a partir das 8h, com atividades lúdicas promovidas pela equipe da Semam. 
Visitas monitoradas ao Parque Municipal Mata do Ipê serão realizadas pelos Grupos de Lideranças da E.M. Adolfo Bezerra de Menezes (dia 6), E.M. Prof. José Geraldo Guimarães (dia 13), Colégio Marista, no dia 19, e do Colégio CMak - Centro Educacional, no dia 21. No dia 19, haverá o plantio de dois ipês-cascudinho no Marista que fará a manutenção constante das mudas durante o seu desenvolvimento.

Os alunos terão a oportunidade de realizar o plantio de sementinhas surpresa em garrafas pets para poderem acompanhar seu crescimento ao retornarem às escolas. Dentro do Programa serão abordados assuntos relacionados ao ecossistema, árvores, meio ambiente natural e antropizado (área cujas características originais foram alteradas). Também serão realizadas ações práticas de observação com lupa de liquens (uma espécie de musgo) e briófitas (plantas avasculares que se caracterizam pelo pequeno porte e por viverem em ambientes úmidos e sombreados) nas árvores da Mata do Ipê

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por