TECNOLOGIA

Eleição de conselheiros tutelares contará com 66 urnas cedidas pelo TRE

Rafaella Massa
Publicado em 23/04/2023 às 18:39
Compartilhar
Conselho Tutelar (Foto/Arquivo JM)

Conselho Tutelar (Foto/Arquivo JM)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau), solicitou 66 urnas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a realização da eleição dos conselheiros tutelares de Uberaba. O uso das urnas foi regulamentado nesta semana pelo TRE de Minas, conforme noticiado pela coluna Falando Sério, do jornalista Wellington Cardoso.

Ainda conforme a Prefeitura de Uberaba, nas próximas semanas, será definida a equipe necessária para a votação, que deve ser composta por mesários, equipe para o transporte dos objetos, além da segurança dos mesmos. O Comdicau também é responsável pelo fornecimento de dados dos candidatos, incluindo fotos, que serão transmitidas para às urnas, conforme realizado nas eleições gerais e municipais. 

As inscrições para a escolha de membros começaram na terça-feira (11) e vão até às 18h de 17 de maio, na Casa dos Conselhos, na Rua Arthur Machado, 553, Centro. 

O processo destina-se à escolha de 15 candidatos, que serão distribuídos em três Conselhos Tutelares, para o mandato de 4 anos, permitida recondução. 

O Conselho Tutelar Oeste/Conselho I abrange território dos CRAS Morumbi, Tutunas e Girassóis. Já o Conselho Tutelar Leste/Conselho Tutelar II compreende o território dos CRAS Boa Vista, Décio Moreira, Residencial 2000 e Polo I. E o Conselho Tutelar Sul/Conselho Tutelar III reúne o território dos CRAS Abadia e Vila Paulista.

A escolha dos membros do Conselho Tutelar será realizada em quatro etapas, sendo estes: 

  • A inscrição dos candidatos;
  • Prova de aferição de conhecimento sobre os Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Avaliação psicológica;
  • Eleição dos candidatos habilitados por meio de voto direto, facultativo e secreto.

Poderão votar todos os cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores no Município de Uberaba, em situação regular, cujo nome constar na listagem expedida oficialmente pela Justiça Eleitoral. Para o exercício do voto, o cidadão deverá apresentar-se no local de votação munido de seu título de eleitor e documento oficial de identidade. Cada eleitor poderá votar em até o limite das 15 vagas do pleito. 

A votação ocorrerá no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, nos locais definidos pela Comissão Especial. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por